
Quer transformar (e melhorar muito) a sua vida em casa e no trabalho? Faça isto
Expressar e receber reconhecimento no trabalho pode ajudar a reduzir o stress, além de melhorar o humor e perspectiva, noticia o Euronews.
Alison C Jones, consultora de desenvolvimento organizacional, garante que a prática diária de nomear três coisas pelas quais está grata ao acordar a ajudou a ultrapassar as dificuldades, a ansiedade e a vulnerabilidade de abrir o seu próprio negócio como mãe solteira. «Quando praticamos a gratidão, treinamos o cérebro para procurar sempre o lado positivo em qualquer coisa. Isso muda completamente tudo o que se está a passar. Começamos a ver as lições na dor, a beleza nos momentos mais difíceis porque percebemos que estamos a ficar mais fortes.»
Praticar e incentivar a gratidão pode ser uma forma simples de elevar o moral numa altura em que os despedimentos e as incertezas económicas estão a causar stress e ansiedade. Alguns empregadores descobriram que os trabalhadores que recebem demonstrações de gratidão manifestam mais empenho e vontade de ajudar os outros.
Expressar e receber gratidão pode também ajudar a reduzir o stress, além de melhorar o humor e a perspectiva de uma pessoa. Mas, apesar dos seus benefícios, a promoção da gratidão é muitas vezes negligenciada como uma forma valiosa de investir tempo e recursos no local de trabalho.
Especialistas em mudança organizacional dão sugestões para incorporar mais gratidão no dia de trabalho:
Comece aos poucos
Se é novo na prática da gratidão, pode começar em casa com uma rotina de expressar gratidão antes de sair da cama. A única regra é evitar repetições e expandir a sua mente para encontrar novas coisas pelas quais estar grato todos os dias.
Jones recomenda ainda encontrar um “parceiro de gratidão” para partilhar, pode ser um colega do trabalho ou um amigo, e as ideias podem ser trocadas pessoalmente, por mensagem de texto, e-mail ou durante uma chamada telefónica. Muitas pessoas acham útil enumerar num diário as coisas pelas quais estão gratas.
Cultivar a gratidão no local de trabalho
No trabalho, um líder de equipa pode iniciar uma reunião expressando gratidão pelo que correu bem na última semana, sugeriu Peter Bonanno, consultor que ajuda empresas a elaborar programas baseados no mindfulness.
Como seres humanos, temos frequentemente uma tendência para a negatividade, mas a gratidão «faz uma enorme diferença na mentalidade das pessoas e na forma como se relacionam», garante Bonanno.
Os especialistas partilharam outras ideias para os empregadores, como, por exemplo, pedir aos gestores que enviem bilhetes de agradecimento escritos à mão, criar caixas de oferta para celebrar marcos como a compra de uma casa ou o nacimento/adopção de uma criança, ou doar produtos para agradecer a enfermeiros, médicos, polícias, bombeiros e outros trabalhadores que servem as comunidades.
O impacto de demonstrar gratidão
«Demonstrar gratidão não custa nada e não deveria ser assim tão difícil, mas é mais raro do que deveria ser», disse Jason Lalak, da Frontline Builders, uma organização sem fins lucrativos.
A enfermeira Denise Wittsell recorda como o hospital onde trabalha esteve em silêncio durante a pandemia. Os corredores do Denver Health, normalmente cheios de familiares e convidados, ficaram subitamente vazios, uma vez que as visitas de fora foram reduzidas e os doentes lutavam sozinhos contra as suas doenças. De vez em quando, alguém da comunidade entregava presentes de gratidão: snacks ou cartões feitos à mão por crianças. «Estes reconhecimentos espontâneos eram muito impactantes. Era uma sensação de bondade e de envolvimento, um sentimento de muito apoio.»
Trabalhe para a mudança
Embora praticar a gratidão possa tornar o ambiente de trabalho mais agradável, não substitui melhores condições de trabalho. É bom ser grato por ter um emprego que paga as contas. É também importante pedir o que é justo. «Ser grato não significa, de forma alguma, que aceitamos algo inferior ou inapropriado», disse Jones, acrescentando que as pessoas devem defender necessidades básicas, como intervalos para refeições. «É importante não confundir gratidão com passividade.»