Que empregos terão futuro? Fórum Económico Mundial responde
Os desenvolvimentos na IA, bem como a necessidade de um futuro mais “verde”, estão a perturbar o mercado de trabalho em vários sectores, com muitas posições a diminuir, à medida que outras áreas crescem, avança uma análise do Statista.
O “Global Risks Report 2024”, do Fórum Económico Mundial (FEM), tem este tema em consideração e, recorrendo a previsões baseadas em inquéritos e estatísticas do mercado de trabalho da Organização Internacional do Trabalho (OIT), consegue mostrar os empregos que provavelmente terão maior crescimento nos próximos cinco anos, não apenas no número de pessoas empregadas, mas também no tipo de empregos existentes em determinadas áreas entre 2023 e 2027.
De acordo com estas previsões, para quem procura segurança no emprego num futuro próximo, formação para se tornar um especialista em IA e Machine Learning será uma boa opção. O relatório do FEM afirma que este emprego deverá crescer 40% até 2027, totalizando cerca de um milhão de novos empregos.
Como mostra o gráfico abaixo, as competências analíticas no geral serão úteis, seja como analista de business intelligence, analista de segurança da informação ou analista de dados. As funções em sustentabilidade também serão importantes, com a ocupação de especialista em Sustentabilidade ocupando o segundo lugar.
No entanto, no que diz respeito ao crescimento absoluto, espera-se que, nos próximos cinco anos, os operadores de equipamentos agrícolas, os motoristas de camiões pesados e de autocarros, e os professores do ensino profissional registem os maiores aumentos.
Por outro lado, prevê-se que os assistentes de dados, administrativos e executivos, bem como os contabilistas e técnicos de processamento salarial serão os que vão sofrer o maior número de perdas no emprego. De acordo com o relatório do FEM, estima-se que estas últimas funções representem mais de metade da destruição total de empregos esperada nesse período.