Quer um trabalho remoto? Não se deixe deslumbrar… Tenha a certeza de que sabe a resposta a estas perguntas

Tem uma proposta para trabalho remoto e está a considerar aceitar? O Alerta Emprego revela sete perguntas que deve fazer antes de aceitar uma função em teletrabalho.

1. O horário de trabalho é o normal? Se não, quais são os horários?
Não pense à partida que por estar em teletrabalho pode escolher o seu próprio horário. Em muitos casos terá que manter algum horário de expediente consistente e regular.

Mas se toda a equipa estiver em trabalho remoto, pode também perguntar ao recrutador se há diferentes fusos horários na equipa e como é feito o trabalho dessa forma.

 

2. Qual a percentagem da equipa que está em trabalho remoto?
Esta pergunta pode ajudá-lo a perceber se o trabalho remoto está normalizado na cultura organizacional. Mesmo que haja poucos trabalhadores em tele-trabalho ou que isso seja uma novidade na empresa, não o descarte com base apenas nesse facto.

Assim, pode também perceber se a equipa e a empresa pensam em soluções para os seus trabalhadores remotos. Por exemplo como avaliam como está a correr o trabalho destes funcionários e se fazem mudanças para melhorar a sua experiência.

3. Como é feita a comunicação entre a equipa? Que ferramentas usam?
Sempre que estiver a ser entrevistado, é uma atitude inteligente perguntar sobre o estilo de gestão do supervisor e a dinâmica da equipa. E, quando se trata de trabalho remoto, é ainda mais importante. A comunicação com o seu chefe, colegas de trabalho ou até mesmo com o CEO, pode ser afectada pelo facto de ser remoto.

Ou seja, não estando no mesmo espaço físico, eles podem não o manter atualizado de tudo, discutir ideias consigo ou dizer por que fazem algo de certa forma.

Então, pergunte quantas reuniões regulares existem via Zoom e como é que os trabalhadores remotos podem chegar facilmente até ao gerente.

As ferramentas que uma equipa usa também ajudam a perceber como é que trabalham no dia-a-dia.

Quanto a este tema, deve estar atento à resposta do recrutador e à forma como responde. Isto é, se perguntar de que forma o vão mantendo informado e eles não sabem como, isso é um sinal de alerta.

4. Como é dado habitualmente o feedback aos trabalhadores remotos?
O feedback de um chefe geralmente acontece de forma informar num ambiente de escritório. Mas, os trabalhadores remotos também precisam de feedback.

A melhor maneira de avaliar como o seu futuro chefe lhe pode dar feedback e se ele se sente confortável com isso é perguntando.

Se não houver um plano em vigor, sugira um! Por exemplo, pode apresentar a ideia de se reunir quinzenalmente para conversar sobre metas e receber críticas construtivas.

5. Que tipo de eventos sociais regulares a equipa realiza?
Os tipos e frequência de actividades sociais e de formação de equipa dão para perceber mais sobre a cultura da empresa e como esta incorpora os trabalhadores remotos.

Então, preste atenção aos tipos de eventos mencionados pelo entrevistador. Se só falar em happy hours e almoços presenciais, a equipa pode não estar preparada para receber um membro remoto no grupo social.

Mas se mencionarem atividades virtuais e encontros de café à distância, isso pode mostrar a disponibilidade para incluir um trabalhador remoto.

 

6. Como a empresa superou os desafios do trabalho remoto?
Não é realista esperar que uma empresa crie instantaneamente um ambiente de trabalho remoto perfeito. Mas pode esperar que os seus futuros colegas e gerentes reconheçam os desafios e façam um esforço para superá-los.

Assim, se o entrevistador for capaz de falar abertamente sobre o que tem sido difícil e que medidas a equipa tomou para se ajustar, isso também pode ser um bom sinal de como lidarão com quaisquer outros problemas que possam surgir no futuro.

7. Que oportunidades de crescimento existem para esta função?
Esta pergunta ajuda a determinar se uma empresa investe no seu crescimento como funcionário, mesmo que não esteja presente todos os dias.

Além disso, também mostra como a empresa vê os seus trabalhadores remotos. Pode ser líder mesmo trabalhando remotamente? Pode assumir projectos maiores?

Ler Mais