Quilaban: Confiança e proximidade

A Quilaban é uma empresa que actua no mercado de serviços de saúde de proximidade.

 

Na Quilaban, existe um conjunto de pilares estratégicos para a Gestão de Pessoas, nomeadamente: a confiança assente na relação, na competência, na fiabilidade e na integridade enquanto dinâmicas fundamentais para um desenvolvimento positivo; o respeito pelas pessoas, conjugando a diversidade, a autonomia, a criatividade e o seu equilíbrio; a comunicação como motor de relação e proximidade, conjugando saberes, experiências e culturas; e a ambição de procurar ir além do convencional e descobrir novas oportunidades. Florbela Silva, directora de Recursos Humanos da Quilaban, falou com a Human Resources Portugal sobre o tema da Gestão de Pessoas.

 

Como tem sido a adaptação da empresa aos novos modelos de trabalho?
Temos trabalhado com o intuito de manter a segurança dos colaboradores, e de aproveitarmos os desafios decorrentes da pandemia para nos reposicionarmos e adaptarmos as novas possibilidades de colaboração, dentro das quais o teletrabalho assume particular relevância. O nosso foco tem sido centrado numa abordagem de proximidade dos líderes às equipas.

Acreditamos que esta é a abordagem certa para criar flexibilidade, dinâmica e responder aos desafios actuais e futuros. Acreditamos que o futuro do trabalho é híbrido, e a adpoção de práticas de teletrabalho, consistente com a dinâmica da organização, que permite ao colaborador dispor de até 50% do seu tempo total em teletrabalho, tem sido uma expressão dessa nossa convicção.

 

De que forma as lideranças de proximidade contribuem para a satisfação dos vossos colaboradores?
A manutenção de modelos de coordenação e de colaboração ágeis, dinâmicos, assentes na definição de metas a alcançar e na liberdade de actuação responsável por parte de cada colaborador para promover o seu atingimento, dando espaço à criatividade, à aprendizagem colectiva e à inovação, são determinantes dos níveis de satisfação dos colaboradores e do sucesso da organização. Este é um desígnio fundamental das lideranças de proximidade.

 

Como encaram a questão do equilíbrio entre vida pessoal e profissional?
Mais do que separar duas dimensões distintas, trata-se de conjugar de forma harmoniosa e sustentável duas dimensões complementares – o bem-estar quer ao nível pessoal quer profissional.

Em 2021, promovemos a realização das reuniões mensais de equipa, envolvendo todos os colaboradores, com o objectivo de assegurar que as equipas debatem entre si os desafios e problemas e que encontram, em conjunto e com o apoio dos seus líderes, soluções para os ultrapassarem.

O Mood Sensor e o Índice de Confiança são duas importantes ferramentas que desenvolvemos internamente e que adoptamos para que as equipas avaliem o sentimento das suas pessoas. É essencial, para que nos sintamos bem e felizes e para que o nosso projecto empresarial seja sustentável, que consigamos, em conjunto, criar condições de equilíbrio.

Em suma, desejamos trabalhar melhor, reservando tempo para dimensões igualmente importantes da nossa vida e que possamos ser, cada vez mais, uma organização de pessoas felizes, competitiva e próspera.

 

Que boa prática identifica como inovadoras ou inéditas na vossa empresa?
Integradas no nosso propósito de cuidar da saúde e bem-estar de pessoas como nós, levamos a cabo diversas iniciativas, como rastreios, workshops temáticos, dinâmicas de exercício físico ou dicas acerca de alimentação saudável e outros cuidados. Cada colaborador, no âmbito da sua função, conhece detalhadamente, através de um Modelo de Impacto Funcional, qual o seu contributo para a concretização da nossa missão e para a prossecução dos nossos objectivos estratégicos, as competências chave para que tenha uma performance positiva e os indicadores e respectivos objectivos que reflectem o seu sucesso.

 

Este artigo foi publicado no Especial Índice da Excelência, na edição de Fevereiro (nº.134)  da Human Resources, nas bancas.

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