Randstad: O impacto da transformação digital na Gestão de Pessoas
A transformação digital está a revolucionar a área de Gestão de Pessoas ao automatizar processos, melhorar a eficiência e fornecer ferramentas avançadas para a análise de dados.
A tecnologia permite cada vez mais uma gestão mais estratégica e personalizada, focada no desenvolvimento e bem-estar dos colaboradores. Por outro lado, as tecnologias digitais facilitam a comunicação interna, aumentam a transparência e ajudam a criar ambientes de trabalho mais colaborativos e ágeis. João Salvador Oliveira, associate director digital da Randstad Portugal, explica a forma como a transformação digital está a mudar a área de Gestão de Pessoas.
Quais as principais tecnologias digitais que estão a ser adoptadas na área de Gestão de Pessoas?
As principais tecnologias digitais adoptadas são os Sistemas de Gestão de Recursos Humanos (HRMS), que integram várias funções de RH, como recrutamento, gestão de desempenho e processamento salarial; a Automação de Processos Robóticos (RPA), que permite automatizar tarefas repetitivas e administrativas; a Inteligência Artificial (IA), utilizada em recrutamento, análise de desempenho e desenvolvimento de carreira; Big Data e Análise de Dados que permitem insights detalhados sobre tendências de RH e comportamento dos colaboradores; as plataformas de e-learning, que facilitam a formação e desenvolvimento contínuo; e as aplicações de comunicação e colaboração como Slack, Google Chat e Microsoft Teams.
De que forma as ferramentas de automação e IA estão a influenciar o processo de recrutamento e selecção?
Estas ferramentas de automação e IA estão a transformar o recrutamento e selecção ao automatizarem a triagem de currículos. A IA pode rapidamente analisar grandes volumes de candidaturas. Ajudam a realizar entrevistas automatizadas, recorrendo a chatbots e sistemas de entrevista por vídeo com análise de respostas e utilizando algoritmos preditivos para identificar candidatos com maior probabilidade de sucesso na empresa. Por fim, ajudam a melhorar a diversidade e inclusão, reduzindo vieses humanos no processo de selecção.
Como é que a digitalização pode melhorar a experiência dos colaboradores desde a sua integração até ao desenvolvimento de carreira?
Facilitando a integração através de onboarding digital e plataformas de e-learning e dando feedback contínuo com sistemas de gestão de desempenho que permitem avaliações frequentes. Além disso, tornando possível o desenvolvimento de carreira, a IA pode sugerir formações e oportunidades de carreira com base em skills e interesses.
A digitalização melhora também a comunicação e o reconhecimento: ferramentas digitais mantêm os colaboradores informados e reconhecidos pelas suas contribuições.
Quais os desafios mais comuns que as equipas de Gestão de Pessoas enfrentam na implementação de soluções digitais?
Os maiores desafios nestas equipas são a resistência à mudança por parte dos colaboradores e gestores, e a integração de sistemas. A dificuldade em integrar novas tecnologias com sistemas existentes, os custos e recursos para investimento inicial e manutenção das soluções digitais, a segurança e privacidade de dados, garantindo a protecção das informações dos colaboradores, e por fim, a capacitação, isto é, a necessidade de formação para que a equipa de RH utilize eficazmente as novas ferramentas.
Que impacto tem a análise de dados na gestão do talento e na tomada de decisões estratégicas em Recursos Humanos?
Uma boa análise de dados permite aos gestores identificar tendências comportamentais e de desempenho, ajudando na retenção de talentos, e consequentemente na tomada de decisões informadas e baseadas em dados reais e não em intuições. Permite também uma optimização de processos de recrutamento, melhorando a qualidade das contratações. Possibilita também a identificação de necessidades futuras de talento e desenvolvimento.
De que maneira as tecnologias digitais podem ser utilizadas para promover a formação e o desenvolvimento contínuo dos colaboradores?
As tecnologias digitais promovem a formação contínua através de plataformas de e-learning, oferecendo cursos online acessíveis a qualquer momento, de sistemas de gestão de aprendizagem (LMS) para acompanhar o progresso e oferecer cursos personalizados; de realidade aumentada e virtual (AR/VR) para formações imersivas e práticas e de webinars e workshops online, facilitando o acesso a especialistas e conteúdos de qualidade.
Qual o papel das redes sociais e das plataformas online no recrutamento e na construção da marca empregadora?
Redes sociais e plataformas online ajudam a aumentar a visibilidade da marca empregadora, partilhando cultura e valores da empresa, dando a possibilidade de alcançar um público mais amplo. Atraem e captam a atenção de candidatos passivos, através de conteúdo relevante e envolvente. Facilitam a pesquisa sobre candidatos, verificando perfis e interacções nas redes sociais e promovem a transparência através de avaliações e feedback em plataformas como Glassdoor ou Teamlyzer.
Como é que a transformação digital pode ajudar na criação de um ambiente de trabalho mais inclusivo e diverso?
A transformação digital pode reduzir vieses no recrutamento, utilizando IA para processos de selecção mais justos. Pode facilitar a acessibilidade, oferecendo ferramentas e tecnologias adaptadas a diferentes necessidades, promove a igualdade de oportunidades através de plataformas de desenvolvimento de carreira personalizadas. Fomenta uma cultura inclusiva, utilizando ferramentas de comunicação para promover o respeito e a colaboração.
Que métricas e indicadores as empresas devem utilizar para medir o sucesso das suas iniciativas de transformação digital em Recursos Humanos?
As empresas podem e devem monitorizar vários indicadores, mas destaco os seguintes: tempo de contratação (redução no tempo necessário para preencher oportunidades); custo por contratação (eficiência financeira do processo de recrutamento); engagement dos colaboradores (utilizando pesquisas e análises emocionais); taxa de retenção de talentos (avaliar a eficácia das iniciativas de desenvolvimento e satisfação dos colaboradores); produtividade e desempenho (medir melhorias na eficiência e na contribuição dos colaboradores); adopção de novas tecnologias: taxa de uso e aceitação das ferramentas digitais introduzidas.
Quais as tendências futuras em transformação digital que acredita que irão moldar a área de Gestão de Pessoas nos próximos anos?
Inteligência Artificial avançada, para previsões de desempenho e desenvolvimento de carreira; experiência de colaborador hiper personalizada, com base em dados e preferências individuais; trabalho remoto e híbrido: tecnologias que suportam flexibilidade e colaboração à distância; saúde e bem-estar digital: ferramentas focadas no bem-estar físico e mental dos colaboradores; blockchain para segurança de dados e verificação de credenciais; People Analytics: análises mais sofisticadas para decisões estratégicas de RH; realidade aumentada e virtual para formações imersivas e integração de novos colaboradores.
Este artigo faz parte do Caderno Especial “Transformação Digital” publicado na edição de Julho (n.º 163) da Human Resources.
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