Recebeu uma oferta de trabalho mas não sabe se deve informar o actual empregador? Veja aqui o que fazer

Gerir potenciais transições de carreira requer uma comunicação cuidada para garantir que as relações profissionais permanecem intactas. Johnny C. Taylor Jr., presidente e CEO da Society for Human Resource Management, partilha com o USA Today como enveredar por um novo caminho sem impactar o relacionamento com a actual empresa.

Trabalha na empresa há algum tempo e um dos clientes oferece-lhe uma posição na sua organização. Como gerir essa situação?

Veja como explorar a nova oportunidade sem comprometer essas ligações importantes:

Verifique o contrato: Comece por analisar qualquer acordo de não concorrência que tenha com o actual empregador. Essa cláusula pode restringir a sua capacidade de trabalhar directamente para clientes ou concorrentes por um determinado período. Se não houver tais restrições, poderá continuar a explorar uma nova oportunidade.

Conversas confidenciais: Mantenha em sigilo as suas conversas sobre uma possível transição com ambos os lados. Solicite o mesmo nível de discrição do potencial empregador para evitar interrupções prematuras ou mal-entendidos.

Comunicação transparente: Se aceitar a nova oportunidade, tenha uma conversa aberta e honesta com o seu actual empregador. Informe o seu gestor sobre a decisão, discuta o seu plano de transição e expresse a gratidão pelas oportunidades que teve na empresa.

Transição suave: Planeie cuidadosamente a transição das suas responsabilidades para garantir uma transição eficaz, tanto a nível de colegas de equipa, como de chefias e até mesmo com clientes ou fornecedores.

Permanecer com o actual empregador: Se optar por permanecer com o empregador actual, comunique abertamente com a outra empresa sobre a sua decisão. Expresse o seu apreço pelo interesse demonstrado e reafirme o seu compromisso em continuar a sua relação de trabalho positiva, mesmo que indirecta.

Ao longo deste processo, priorize o profissionalismo e a promoção de relacionamentos positivos com o actual empregador e a outra organização. Aproveite a oportunidade de aprofundar as suas ligações e garantir que as suas decisões contribuem positivamente para o seu futuro profissional.

Ler Mais