Reclamações a sites de reserva de viagens mais do que duplicou. Conheça as razões (e evite as burlas)

O número de reclamações dos consumidores dirigidas a sites de reserva de viagens mais do que duplicou (113,5%) no primeiro semestre do ano e as queixas sobre agências de viagens também registaram um aumento, avança o Portal da Queixa.

A cobrança indevida e os problemas com o reembolso são as principais razões. Já as burlas somam 14,5% dos casos denunciados.

Chegado o principal mês de férias, é importante alertar os consumidores para situações e constrangimentos que poderão ser evitados, sobretudo no âmbito da aquisição de viagens ou reserva de alojamentos. Atenção redobrada para as burlas que motivaram cerca de 15% das reclamações contra agências e sites de reserva de viagens, nos primeiros seis meses do ano.

O maior alerta do Portal da Queixa vai para a categoria Sites de Reservas de Viagens que viu disparar as queixas. Segundo os dados analisados, foi alvo de 1253 reclamações no primeiro semestre, verificando-se um aumento de 113,5%, em comparação com o mesmo período de 2023, onde se observaram 587 queixas.

Os principais motivos de reclamação apresentados pelos consumidores relacionam-se com a cobrança indevida, a gerar 54,4% das queixas recebidas. Referem-se a débito de valores não autorizados e não reconhecidos pelos consumidores. Seguem-se as dificuldades com o reembolso, que acolheu 14,6% das ocorrências e os problemas com o cancelamento de reserva, a absorver 8%.

Na origem de 5,9% das reclamações registadas no primeiro semestre, estão os casos de burla, onde os consumidores denunciam esquemas de fraude e alegam terem sido enganados. A reunir 4,2% das queixas, estão os problemas com a emissão de factura.

Também a categoria Agências de Viagens registou, no primeiro semestre, um aumento no número de reclamações de 7,1%. Recebeu 167 queixas em 2024, e no período do ano passado, foram reportadas 156.

Os problemas com o reembolso motivam a maior fatia de queixas (25,9%). Ocupa uma fatia de 20,1% a qualidade do serviço/hospedagem, onde são relatados casos de serviços que divergem dos descritos no momento da contratação do serviço.

A reunir 11,5% das queixas está o tema cobrança indevida. Seguem-se os problemas de cancelamento da reserva a recolher 10,8% das reclamações. Os alegados casos de burla estão na origem de 8,6% das denúncias contra as agências de viagens.

Melhores Índice de Satisfação

No que se refere aos indicadores de resposta e resolução dos problemas reportados pelos consumidores, os dados do Portal da Queixa revelam que, as entidades que têm melhores Índices de Satisfação (IS) entre as agências de viagens são: a Rickytravel (91.7 em 100 pontos); a Viagens El Corte Inglés (83.2); a IBS Portugal (77.8) e a Top Atlântico (70.8). Relativamente aos sites de reserva de viagens, com melhor IS estão: a eDreams (88.9) e a Destinia (67.5).

De referir que, no primeiro semestre do ano, foram dirigidas ao sector do Turismo mais de 2500 reclamações, um aumento na ordem dos 30%, comparativamente com o período homólogo de 2023.

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