Reconhecimento de práticas em Responsabilidade Social em organizações regressa com novo formato. As candidaturas já estão abertas

O Reconhecimento de práticas em Responsabilidade Social e Sustentabilidade já abriu candidaturas para a edição deste ano. A iniciativa distingue, desde 2015, a implementação de políticas e modelos de boa governação em organizações dos sectores público e privado, com e sem fins lucrativos, que criam valor para as suas partes interessadas e contribuem activamente para o Desenvolvimento Sustentável.

 

Este ano, na sua 10.ª edição, a iniciativa surge com um logo novo, alterações no processo de candidatura e com um regulamento reformulado.

Agora a candidatura poderá ser feita até Abril, através de um formulário digital disponível no site do RPRSS. Além disso, as descrições dos eixos aos quais as organizações se candidatam foram alterados:

Eixo I – Responsabilidade social e sustentabilidade
Este eixo visa reconhecer as práticas de responsabilidade social e sustentabilidade das organizações, entendidas como as práticas que evidenciam o modo como as organizações assumem a responsabilidade sobre os impactos das suas decisões e actividades na sociedade e no ambiente, através de uma conduta ética e transparente.

 

Eixo II – Objectivos de desenvolvimento sustentável 
Este eixo visa reconhecer as práticas de responsabilidade social e sustentabilidade das organizações, entendidas como as práticas que evidenciam o compromisso da Organização para com a Agenda 2030 da ONU, os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a integração dos ODS nas actividades da organização: medidas e resultados.

 

Novas categorias no Eixo I – Responsabilidade social e sustentabilidade

– Ética na Transformação Digital

– Bem-Estar Organizacional

– Economia Circular

– Acção Climática

– Comunidades e Parcerias

– Comunicação e Reporting

– Finanças Sustentáveis e ESG

 

Novos Prémios atribuídos pelo Júri

– Prémio Bronze

– Prémio Silver

– Prémio Gold

 

Para Mário Parra da Silva, presidente da Associação Portuguesa de Ética Empresarial, «esta 10.ª edição do Reconhecimento de Práticas em Responsabilidade Social e Sustentabilidade quis robustecer a iniciativa com uma reformulação no conteúdo e na forma, para acompanhar os desafios de hoje. Estou convicto de que iremos contar com ainda mais candidaturas das melhores práticas que se concretizaram nas Organizações Portuguesas entre 2023 e 2024 em Responsabilidade Social e Sustentabilidade.»

A edição de 2024 conta com o apoio institucional de um conjunto de parceiros. As organizações galardoadas serão conhecidas na Gala de entrega dos troféus, a realizar-se em Junho, em data e local a anunciar brevemente.

Ler Mais