Recrutamento de profissionais qualificados para Contact Center e Customer Service tem aumentado em Portugal. São estes os perfis mais procurados
O recrutamento de profissionais qualificados para o sector de Contact Center e Customer Service tem registado um forte crescimento em Portugal desde 2020, observa a Michael Page. A procura por profissionais para esta área tem-se sentido sobretudo nas grandes cidades, Lisboa e Porto.
Actualmente, o sector emprega cerca de 2% da população activa de Portugal e tem registado um crescimento permanente nos últimos anos. Em 2021 viveu um ponto de viragem, com o início de uma fase em que a adaptação à mudança deverá continuar a marcar o sector nos próximos tempos.
Entre os fatores que contribuiram para o dinamismo do mercado de trabalho nesta área, destacam-se o contexto pandémico e o reconhecimento da importância cada vez maior por parte dos agentes económicos dos mais diversos setores, incluindo a Administração Pública.
Entre os perfis de customer service cada vez mais procurados em Portugal, destacam-se os operadores especializados, tanto para o atendimento técnico como perfis bilingues.
De acordo com a Michael Page, as empresas procuram, sobretudo, candidatos com um forte sentido de responsabilidade e uma grande orientação para o cliente, e valorizam a experiência prévia em funções de atendimento ao cliente e o domínio de dois idiomas. Entre as funções com maior procura, destaca-se ainda os operadores para apoio a mercados internacionais, sendo que em 2021 se acentuou a procura de candidatos fluentes em Francês e Alemão.
Os candidatos a emprego neste sector procuram actualmente além de salários competitivos, benefícios que complementem o pacote salarial. O trabalho híbrido (home office) é o modelo de eleição, assim como a flexibilidade, sobrepondo-se a outros benefícios, como o seguro de saúde e acesso ao ginásio que anteriormente eram valorizados pela novas gerações.
Relativamente à remuneração, o salário oscila entre 705 euros, para a função de apoio a cliente com um idioma (Português), a 2200 euros para apoio técnico bilingue nos idiomas nórdicos. As funções com a remuneração mais elevada são as de apoio técnico com domínio de vários idiomas (entre 1200 e 2200 euros), seguindo-se a de operador de backoffice (desde 705 a 1900 euros). Os idiomas nórdicos, alemão e francês são ultimamente os mais procurados.