Reportagem. Gestão de pessoas nos festivais de música: MEO Kalorama, NOS Alive e Rock in Rio

É a altura do ano mais aguardada por muitos – a época dos festivais de Verão. MAs se a maioria está lá pelo lazer, muitos estão lá a trabalhar. Quem faz – e como – a ggestão destas pessoas? A Human Resources foi falat com responsáveis do MEO Kalorama, NOS Alive e Rock in Rio, para dar a conhecer como se põem estas “maquinas gigantes” a trabalhar (bem).

 

Por Ana Leonor Martins

 

Nas últimas décadas, Portugal tornou-se referência incontornável no roteiro dos festivais de música europeus. E um dos atractivos mais apetecíveis do turismo nacional, com crescente relevância na economia do País. Por movimentarem não só milhões de euros, mas também milhares de pessoas, a Human Resources quis perceber o que implica a organização de festivais desta dimensão e quais são os principais desafios no que respeita, em concreto, à gestão de pessoas, da equipa interna à que depois se junta na altura do evento, a todos os outros envolvidos, dos patrocinadores aos artistas.

Quantas pessoas inclui a equipa nuclear e para quantas aumenta na altura do festival? Como são recrutadas e preparadas? Por que tarefas se distribuem? Em dia de festival, entre equipa e parceiros, quantas pessoas a trabalhar reúne e quais os principais desafios na sua gestão? Como se gerem os imprevistos, às vezes em tempo real? Como é feita a gestão dos artistas, há alguma equipa especializada? E a relação com os patrocinadores? O que fará as marcas investir e associar-se a eventos desta natureza? Foram estas algumas das perguntas colocadas a responsáveis das promotoras que organizam alguns dos festivais de Verão mais sonantes em Portugal.

Responderam ao desafio Álvaro Covões, fundador e director-geral da Everything is New, que promove o NOS Alive; Andreia Criner, directora de Comunicação da Last Tour, responsável pelo MEO Kalorama; e Ricardo Acto, chief Operations officer do Rock in Rio.

 

 

Leia a reportagem na íntegra na edição de Junho (nº. 162) da Human Resources, nas bancas.

Caso prefira comprar online, tem disponível a versão em papel e a versão digital.

Ler Mais