Rock in Rio Academy: Um festival de música e entretenimento como inspiração para o negócio

2024 é um ano de marcos históricos: 20 anos de Rock in Rio Lisboa e uma nova Cidade do Rock. É neste contexto que se realiza a 4.ª edição do Rock in Rio Academy, uma experiência imersiva que leva líderes e gestores aos bastidores de um dos maiores festivais de música e entretenimento do mundo, para aprenderem, e sobretudo se inspirarem, com ele. E há mais novidades. Ou não fosse o mote deste ano a “mudança”.

 

Por Ana Leonor Martins | Fotos Nuno Carrancho

 

A 4.ª edição do Rock in Rio Academy, em Portugal, realiza-se este ano no Parque Tejo-Lisboa (a primeira novidade), no dia 19 de Junho, data, como habitualmente, entre os dois fins-de-semana do Rock in Rio Lisboa. Organizado pela Rock World em parceria com a Provoke Edutainment Club (outra novidade deste ano) e a Sfori, o Rock in Rio Academy 2024 tem como patrocinador principal o Doutor Finanças (mais uma estreia) e vai ter como tema central os 20 anos do Rock in Rio em Portugal, com um programa diversificado, inspirado no modelo de negócio do festival, que abre as portas dos bastidores da marca para uma verdadeira learning experience, uma experiência imersiva de 12 horas que inclui palestras, visitas guiadas aos bastidores e networking com líderes e profissionais de referência.

Os insights irão distribuir-se por palestras de mais de 15 executivos e speakers convidados, como – sempre um dos mais aguardados – Roberto Medina (fundador do Rock in Rio), bem como a dream team do Rock in Rio, liderada por Roberta Medina (vice-presidente executiva), contando com os representantes das principais áreas, Luís Justo (CEO), Ricardo Acto (Chief Operating Officer) e Rodolfo Medina (Chief Product Officer). Mas nem só de oradores do Rock in Rio se faz a programação, marcando também presença Agatha Arêas (fundadora da Provoke Edutainment Club), Alexandre Real (partner da Sfori) e Rui Bairrada (CEO do Doutor Finanças), entre outros.

Agatha Arêas destaca que «esta edição do Academy tem uma simbologia especial: marcará os 20 anos do Rock in Rio Lisboa, com uma programação que abordará as transformações vividas no contexto económico-social e ambiental ao longo das duas décadas do festival em Portugal e como a marca foi capaz de se adaptar, converter desafios em oportunidades de crescimento, aprender e gerar valor para todos os seus stakeholders.» Mais: «Há também outro facto simbólico ao falar-se de adaptação a mudanças – o festival mudou de casa. Pela primeira vez, vamos estar todos na nova Cidade do Rock, e os alunos do Academy vão poder conhecer os seus bastidores, em primeira mão, e entender as variáveis implicadas na gestão desta mudança do espaço, não só do ponto de vista operacional, mas também conceitual e de comunicação com o público.»

Assim, o grande tema da edição de 2024 é “Gestão da Mudança”, «e tudo o que isso implica, como ser capaz de desbravar o desconhecido, navegar na incerteza, adoptar a adaptabilidade como mentalidade, ser capaz de aprender rapidamente e ter agilidade para corrigir a rota sempre que necessário», sublinha a presidente da Provoke Edutainment Club. Os objectivos, esses não mudam: «são aqueles que resumem as motivações para a criação do Rock in Rio Academy: levar inspiração e ferramentas práticas a líderes e empresários, contribuindo assim com a aceleração do desenvolvimento de indivíduos e organizações», resume.

 

O foco na experiência, num programa com três pilares
A característica distintiva do Rock in Rio Academy também se mantém: a formação experiencial. «Faz parte, sem dúvida, do ADN do Rock in Rio Academy, e continua neste sentido como a base do conceito», realça Alexandre Real, partner da Sfori, consultora especializada em formação e desenvolvimento. «As principais alterações, de ano para ano, são os conteúdos e dimensões de análise, e uma crescente utilização de novos espaços de experiência», partilha, sublinhando que desde a primeira edição, em 2016, que são uma acção de formação certificada pela DGERT [Direcção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho].»

O curso, que já formou 3400 alunos, entre Brasil e Portugal, trará uma programação que vai ser conduzida por três pilares principais que orientam as narrativas de cada momento:

1. Inteligência Competitiva Sustentável: abrange temas como gestão colaborativa com inteligência competitiva; transformação do contexto económico-social e ambiental em oportunidades de crescimento; e boas práticas de ESG (Governança ambiental, Social e Corporativa) do Rock in Rio.

 

2. Business to Stakeholders: explora a coopetição e relação de simbiose competitiva; o papel estratégico da relação comercial; além de estudos de caso e benchmarks de como o Rock in Rio tem trabalhado e gerido milhares de stakeholders nos últimos 20 anos; e um roteiro B (business) to S (stakeholders) para as organizações.

 

3. Continuous Change Management: analisa como o Rock in Rio se reinventa em todas as edições, para cumprir o desígnio “Esta edição será a melhor de todas”; a expansão do negócio a partir da análise de dois casos: The Town – o novo projecto da Rock World, e “Da Bela Vista para o Parque Tejo – a mudança da Cidade do Rock após 20 anos de operação”; e ainda a adaptação aos novos tempos, com dois focos: Gestão de Pessoas e media e redes sociais.

Sobre o que distingue esta formação de tantas outras que existem no mercado, Alexandre Real reitera que «o Rock in Rio Academy é uma experiência de aprendizagem única, assente na metodologia “live case study”. Durante um dia, e de forma imersiva, temos a oportunidade de conhecer por dentro o conceituado evento de entretenimento, acedendo in loco aos seus bastidores e analisando as diferentes dimensões funcionais do mesmo. Esta viagem à gestão do Rock in Rio é dinamizada pelos próprios executivos, que partilham as particularidades das áreas que conduzem, ao mesmo tempo que conhecemos e disfrutamos do espaço onde o mesmo decorre. É um conceito único e com impacto garantido, pois liga aprendizagem técnica aprofundada a experiência imersiva, num momento de grande networking», garante. «Mais do que um exercício de autoelogio, trata-se de uma análise despretensiosa da empresa e do negócio por trás do show, que pretende fomentar reflexões e aprendizagens exportáveis para outras empresas e projectos.»

O partner da Sfori faz notar que, «dirigindo- se especialmente a líderes inspiradores e executivos intra-empreendedores, o conteúdo da edição 2024 será orientado para a ascensão de novos tipos de relação com os stakeholders, a necessidade de assimilarmos uma postura proactiva face à mudança e correspondentes estratégias, não esquecendo os desafios actuais que o normativo da sustentabilidade coloca a todas as organizações. Sendo um conceito exclusivo e pioneiro de aprendizagem, os participantes podem ainda contar com a sua capacitação em várias dimensões funcionais da gestão, como Marketing, Recursos Humanos ou Estratégia, entre outras», acrescenta. «Como sempre, será uma viagem ao mundo da gestão inédita no mercado; um espaço único de aprendizagem e experimentação com palestras e dinâmicas, visitas técnicas, actividades e imersão nos bastidores Rock In Rio. A participação será potenciada por uma forte componente relacional e de networking, bem como uma proximidade ímpar com oradores», reforça. «Será um dia inteiro de vivência e imersão que aborda histórias e insights, de sucesso e insucesso, clarificando o caminho feito pelo Rock In Rio até se tornar uma das maiores plataformas de experiências do mundo.»

 

Leia o artigo na íntegra na edição de Julho (nº. 151) da Human Resources, nas bancas.

Caso prefira comprar online, tem disponível a versão em papel e a versão digital.

Ler Mais