Rui Miguel Nabeiro é o líder com melhor reputação em Portugal. Conheça o restante top 10

Rui Miguel Nabeiro, do Grupo Nabeiro (Delta Cafés) ocupa novamente o primeiro lugar no ranking dos 100 líderes com melhor reputação em Portugal, em 2023, do monitor Merco.

 

Segue-se Cláudia Azevedo (Sonae) e Pedro Soares Dos Santos (Jerónimo Martins). Nas restantes dez posições encontramos Paulo Macedo (Caixa Geral de Depósitos), em 4.º lugar, Francisco Pedro Balsemão (Grupo Impresa – SIC) (5.º), Miguel Stilwell De Andrade (EDP) (6.º), Paula Amorim (Corticeira Amorim) (7.º), Paulo De Azevedo (SONAE) (8.º), António Horta Osório (BIAL) (9.º) e Fernando Ulrich (Banco BPI) (10.º).

Com o Grupo Nabeiro (Delta Cafés) a ocupar a primeira posição do ranking das empresas e Rui Miguel Nabeiro, presidente deste grupo, a ocupar o primeiro lugar do ranking de líderes, comprova-se a correlação directa entre a reputação do líder e da sua empresa, defende o Merco.

Nesta edição, o Merco apresentou pela segunda vez o Merco Sociedade, uma medição que reflecte a opinião dos consumidores. Após meses de trabalho com comunidades digitais e de aprofundamento do que a sociedade entendia sobre a responsabilidade das empresas, chegou-se à conclusão de que as empresas têm de ser éticas (ou seja, os princípios e valores que reflectem a cultura, o “Governance” e o comportamento ético da empresa) e, simultaneamente, agir de forma responsável (como aplicam esses valores para os principais stakeholders e áreas de actividade). O Merco Sociedade avalia a forma como este “ser ético” e “agir de forma responsável” se combinam efectivamente.

No âmbito deste “ser ético”, avalia-se se as empresas são transparentes e honestas, a sua política anticorrupção, o seu compromisso com o comércio justo e a sua responsabilidade fiscal. No “agir com responsabilidade” avalia-se a relação com os colaboradores, os clientes e a sociedade, bem como o seu comportamento em questões ambientais. Em 2023, as empresas com as quais a sociedade está mais satisfeita em Portugal são o Grupo Nabeiro (Delta Cafés) (1.º lugar), a BMW (2.º), a Sony (3.º), a Samsung (4.º) e a Nestlé (5.º). Tal como em anos anteriores, o diagnóstico do Merco Digital também foi medido. Nesta categoria, destacam-se o Lidl (1.º), a Samsung (2.º), a Mercedes-Benz (3.º), o Banco BPI (4.º) e a Sony (5.º).

Estes rankings resultam de 1299 inquéritos, cinco avaliações e 15 fontes de informação. Participaram neste estudo 216 executivos de grandes empresas, 40 jornalistas de negócios, 29 membros do Governo, 39 professores catedráticos de economia e negócios, 40 analistas financeiros, 30 responsáveis de ONG, 30 directores de comunicação e líderes de opinião, 40 dirigentes sindicais e 40 representantes de associações de consumidores, bem como 800 cidadãos (Merco Sociedade).

Para além destas avaliações, é feita uma análise da reputação digital das empresas (Merco Digital), com mais de 737.206 menções analisadas, e da realidade das mesmas através de uma avaliação do mérito reputacional de 25 empresas.

Conheça o ranking das as empresas com melhor reputação em Portugal aqui

Ler Mais