Sabe o que é o “coffee badging”? É um “fenómeno” que está acontecer nas empresas (e que vai querer evitar)
O movimento “regresso ao escritório” tem tido altos e baixos para empresas e trabalhadores. Muitas organizações estão a aperceber-se de que a cultura profissional mudou profundamente e não voltará a ser a mesma.
Os profissionais perceberam que se sentem mais produtivos e confortáveis a trabalhar em casa, já para não falar da redução das despesas de tempo e dinheiro associadas à deslocação diária. Combustível, refeições, cuidados infantis e com idosos tornaram o “regresso ao status quo” um enorme desafio para as empresas baseadas em escritórios.
Um método que os empregadores estão a tentar é a obrigatoriedade de alguns dias no escritório, mas têm-se deparado com alguma resistência: uma tendência conhecida como “coffee badging”, avança a Shiftbase.
“Coffee badging” é quando os colaboradores vão para o escritório, tomam café com os colegas e depois regressam para trabalhar em casa. Isso tem sido visto como “ganhar o crachá do café”, fazer uma aparição oficial sem se preocupar em passar um dia inteiro no escritório. Os colaboradores podem participar na reunião matinal e depois voltar para casa. Não estão a sair mais cedo, simplesmente estão a optar por terminar o dia de trabalho em home office.
Por que está a ganhar popularidade?
O “coffee badging” não é um acto aleatório de rebelião; é uma escolha prática de muitos profissionais que marcam presença no escritório antes de voltarem para os seus “escritórios domésticos”. Muitas pessoas trabalham com maior eficiência em casa, mais adaptada às suas necessidades e também se distraem menos do que num espaço de trabalho partilhado. Também trabalham com mais conforto, o que é ainda mais importante para aqueles com problemas de saúde e deficiências.
Além disso, muitos fluxos de trabalho permanecem exactamente os mesmos com videoconferências, chamadas telefónicas e trabalho em documentos na nuvem, de modo que estar no escritório não oferece quaisquer vantagens nas tarefas diárias.
Combinando esses factores, compensa os colaboradores adoptarem o “coffee badging”, fazerem o trajecto de ida e volta de manhã e depois voltarem às suas rotinas produtivas de trabalho em casa. Desde que o trabalho seja feito dentro do prazo, o “coffee badging” é visto como uma reunião que exige uma deslocação diária, e não um qualquer tipo de mau comportamento.
O que significa numa empresa
Já aconteceu na sua empresa? Este é um sintoma de uma iniciativa incompleta de regresso ao escritório. As pessoas aparecem sim, mas têm algum motivo para ficar? Na verdade, o “coffee badging” costuma ser um sinal de que os dias obrigatórios no escritório são atribuídos arbitrariamente, com pouco ou nenhum benefício de presença para a empresa ou colaboradores. Se existe “coffee badging”, mas o trabalho está a ser feito normalmente, é hora de repensar a sua estratégia de regresso ao escritório.
Partilhar um local de trabalho pode ser vantajoso para equipas híbridas, mas apenas se o fluxo de trabalho no escritório for muito específico e se concentrar nas tarefas que beneficiam do engagement presencial.
Como prevenir o “coffee badging” de forma inteligente
A chave para eliminar esta tendência é ter café de boa qualidade. Está tudo no planeamento. Cada dia no escritório deve oferecer aos colaboradores algo de valor único que não conseguem aceder ao trabalhar em casa. Isso requer planificação intencional de dias no escritório, por isso crie uma agenda que aumente a produtividade, o trabalho em equipa e o engagement:
- Respeite os tempos do colaborador
Em primeiro lugar, considere os horários do colaborador e o custo da deslocação. Não está apenas a pedir que vão ao escritório, está a pedir que gastem tempo na deslocação e dinheiro no combustível, e tratem de toda uma logística caso tenham crianças ou idosos ao seu cuidado. Esses custos eram um dado adquirido, mas agora há uma perspectiva melhor sobre o desafio que isso realmente representa. Não os faça simplesmente ir ao escritório. Respeite o tempo deles e dê-lhe um motivo para irem.
- Não duplique fluxos de trabalho remotos
Certifique-se de que o dia no escritório não seja idêntico ao dia que os colaboradores teriam em casa, numa cadeira menos confortável. A razão pela qual o trabalho remoto teve tanto sucesso é o facto de muitos trabalhos poderem ser (e agora são) realizados com reuniões virtuais, documentos na cloud e mensagens digitais. Se é isso o que pretende dos seus colaboradores, partilhar o almoço na copa não é motivo suficiente para os fazer ir ao escritório.
- Optimize o tempo dos colaboradores nos dias no escritório
Sabe o que os colaboradores fazem quando trabalham presencialmente? Se não sabe ou não se importa, então está a planear os dias no escritório pelos motivos errados. Se valoriza o tempo dos colaboradores, certifique-se de que é optimizado enquanto estiverem escritório. Concentre-se na produtividade, nos esforços da equipa e nos bons motivos para que aconteçam nos dias presenciais.
- Planeie um dia de actividades produtivas presenciais
Uma das melhores maneiras de superar o “coffee badging” é garantir que cada dia no escritório tenha um itinerário completo de coisas que só podem ser feitas presencialmente. Não apenas a reunião da manhã. Organize reuniões com clientes, sessões de brainstorming, de coaching ou formação em equipa onde os colegas de trabalho realmente beneficiem da colaboração presencial.
- Disponibilize comida
Em vez de os colaboradores trazerem o almoço de casa, tenha café, frutas e snacks à disposição para meio da manhã ou tarde e organize um buffet variado e de qualidade. É um facto que muitas pessoas são motivadas pela comida, e a oportunidade de desfrutar de um menu pode transformar o impulso do “coffee badging” num motivo para ficar, comer e trabalhar no escritório.
- Torne o escritório um lugar gratificante para se estar
Por falar em incentivos, certifique-se de que o local de trabalho é um lugar acolhedor e gratificante para se estar. Invista na estética e reúna apenas algumas equipas de cada vez para tornar o espaço mais atractivo para menos pessoas.
Considere a qualidade de luz e móveis ergonómicos. Pode criar uma sala de descanso, espaços de trabalho ou um ginásio. Esses elementos dão aos colaboradores algo por que ansiar quando chegam ao escritório e razões pelas quais os dias no escritório podem ser melhores do que os dias de trabalho em casa.
- Compense os colaboradores pelos custos de deslocação
O custo da deslocação costumava ser considerado parte “adquirida” do trabalho. No entanto, os tempos e os preços dos combustíveis mudaram. O custo do combustível por si só pode custar centenas de euros por mês, e se a isso adicionarmos custos com parqueamento, então a factura é ainda mais alta.
- Priorize a produtividade em vez da presença
Por último, e talvez o mais importante, certifique-se de priorizar a produtividade em vez da comparência. Não peça aos colaboradores que venham ao escritório às custas da produtividade, a menos que tenha outras formas de produtividade em mente. Por isso é importante agendar actividades de colaboração, coaching presencial e outras tarefas onde estar no escritório agregue valor tangível para a empresa e para a equipa.
Isso mostrará à equipa que os dias no escritório são importantes e eles ficarão para aproveitar todas as vantagens e benefícios.