Sabe o que é o Greenwashing? Pode acabar com a atractividade da sua empresa
Nunca como hoje o tema da sustentabilidade esteve tão na ordem do dia. E pode ser um factor fundamental na luta das empresas para atrair e reter os melhores talentos. Se o compromisso não for real, as vantagens são várias. Se não for, o tiro pode sair pela culatra.
O conceito “greenwashing” é usado quando uma empresa consume tempo e dinheiro em acções de marketing para boas práticas ambientais em vez de executar, na realidade, práticas de negócio que minimizem os impactos ambientais negativos.
Joana Santos, People & Culture manager da Hays Portuga, adverte: «A motivação para um modo de vida mais sustentável e de baixo carbono para enfrentar as ameaça das mudanças climáticas continua a gerar um enorme dinamismo. Em todos os sectores, as organizações estão a responder ao transformar os locais de trabalho em ambientes mais ecológicos. Mas, enquanto muitos estão a fazê-lo por razões morais, há outros que o fazem por vantagens comerciais.»
De acordo com os especialistas em recrutamento da Hays, se a atracção de talentos e os benefícios de retenção devem ser concretizados, os empregadores precisam de garantir que os seus esforços de sustentabilidade sejam autênticos.
Com isto em mente, a Hays destaca três vantagens que os empregadores e os profissionais de Recursos Humanos devem considerar quando trabalham a sustentabilidade.
1. Bem-estar e produtividade dos colaboradores
Um local de trabalho sustentável pode melhorar o desempenho dos profissionais. O design biofílico, ao implementar mais plantas no local de trabalho para ajudar as pessoas a sentirem-se mais conectados com o ambiente natural, tem sido provado que melhora o bem-estar e a produtividade dos colaboradores.
Por exemplo, um estudo da Universidade de Cornell descobriu que a luz natural no escritório, em vez da dependência excessiva de iluminação artificial, leva a uma queda de 84% de sintomas de fadiga ocular, dores de cabeça e visão turva. O autor do relatório, Alan Hedge, acredita que a optimização da luz natural nos locais de trabalho «melhora significativamente a saúde e o bem-estar entre os profissionais, levando a benefícios de produtividade».
2. Atracção de colaboradores
Os potenciais colaboradores têm cada vez mais interesses morais sobre como quão sustentável uma organização é. De acordo com o Deloitte Millennial Survey 2019, que questionou a geração millennial em todo o mundo, as mudanças climáticas e a protecção do meio ambiente são as principais preocupações. Dado isto, a procura de políticas ecológicas está a começar a tornar-se obrigatória no discurso de recrutamento de uma organização.
3. Retenção de colaboradores
Os resultados da Deloitte também sugerem que os trabalhadores mais jovens estão a procurar mais do que apenas um bom salário, e mostram uma lealdade mais profunda aos empregadores que abordam questões como por exemplo, como proteger o meio ambiente.