Sabe o que é o Inbound Recruiting? É uma nova forma de recrutar

Num mercado caracterizado pela escassez de recursos é fundamental inovar, como tal, o Grupo Adecco adoptou o inbound recruiting, que consiste na utilização, pelos recrutadores, de uma metodologia assente em estratégias de inbound marketing e employer branding. 

Ao contrário dos métodos de recrutamento tradicionais, que se baseiam fortemente na publicação de anúncios de emprego e no contacto com candidatos passivos, o inbound recruiting envolve a criação de conteúdos e campanhas de marketing concebidos para atrair, envolver e, por fim, fidelizar candidatos persona.Estes conteúdos podem assumir vários formatos, marcando uma presença online forte, de forma a promover a proximidade com o candidato e a humanização da marca.

A comunicação centra-se normalmente em tópicos relacionados com a cultura, os valores e a missão das empresas, o que permite construir relacionamentos e criar conexões com os talentos certos. Assim, as redes sociais assumem uma relevância acrescida, não só porque asseguram um vasto alcance, como também potenciam uma experiência inovadora e positiva para o candidato.

«O Grupo Adecco apostou na formação de toda a sua equipa de consultores na metodologia de Inbound Recruiting e criou uma equipa de marketing digital totalmente orientada para o candidato, por forma a ser mais eficiente na comunicação e, consequentemente, gerar melhores resultados de conversão dos anúncios de recrutamento», refere Vanda Santos, delivery & quality director da Adecco, acrescentando que duplicaram o «número de candidaturas e o rácio de adequação do candidato à função».

Outra das grandes novidades foi o investimento do Grupo no desenvolvimento dos seus mais de 10 mil colaboradores, oferecendo-lhes acesso à GoodHabitz, uma plataforma de formações online que dispõe de um catálogo de cursos para desenvolvimento pessoal e profissional. Estas formações são personalizadas e adaptadas aos objectivos individuais.