Sabe o que os seus filhos andam a ver online? Estudo revela os conteúdos mais procurados pelos mais novos
Um novo estudo do Kaspersky Safe Kids revelou os conteúdos infantis mais vistos no YouTube entre Junho e Agosto. A série de desenhos animados Skibidi Toilet foi a tendência mais detectada. Os Laycey’s Flash Games obtiveram o maior número de pedidos de pesquisa na categoria de jogos. Quanto aos filmes, os dramas chineses We Fall in Love e Love Forever Young foram os mais vendidos.
Em média, 61% das crianças adquirem os seus primeiros dispositivos digitais entre os 8 e os 12 anos de idade, por vezes mais cedo. As crianças exploram o ciberespaço, fazem amigos, jogam jogos, vêem filmes e aprendem. A Kaspersky examinou as consultas online das crianças para perceber o que lhes chamou a atenção este Verão.
A análise baseia-se em dados anónimos, fornecidos voluntariamente pelos utilizadores da solução de segurança Kaspersky Safe Kids, consultas de pesquisa e as aplicações Android mais populares solicitadas.
Durante o Verão de 2023, as três aplicações mais populares no Android foram o YouTube (30%), o TikTok (17%) e o WhatsApp (15%). O Instagram ficou em quarto lugar (9%). Curiosamente, o YouTube kids obteve apenas 2,5% e não tem um alcance significativo entre as crianças.
Quanto ao YouTube, o conteúdo mais procurado pelas crianças foi o de canais e vloggers que gravam vídeos de entretenimento, desafios ou estilo de vida (21%). A classificação “outros” obteve 21% e contém normalmente memes e histórias que não estão incluídas noutras categorias. Os bloguistas de jogos ficaram em terceiro lugar, com 15% das procuras. Outras categorias no topo da lista foram a música (13%), filmes, desenhos animados, programas de televisão (12%) e jogos (9%).
A Skibidi Toilet foi uma das maiores tendências do Verão. Trata-se de uma série de desenhos animados, alojada no YouTube Shorts, criada pelo influenciador georgiano DaFuq!?Boom! Começou com pequenos vídeos que eram um conjunto abstracto de frames em que a personagem principal assume a forma de uma cabeça a rastejar para fora da sanita ao som de um mashup de “Dom Dom Yes Yes” de Biser King e “Give it to me” de Timbaland. Agora é uma série de vídeos com o seu próprio estilo, enredo, personagens e fãs.
Scibidi Toilet atingiu quase 9% do TOP-1000 de pedidos de pesquisa no YouTube. Quanto aos vloggers e influencers do YouTube, os líderes deste verão foram Triple Charm, shfa, ViktoriaSarina, Fede Vigevani, Michou, Space Family, Fala Sério, A4, cujos conteúdos são maioritariamente vídeos de lifestyle, desafios, vídeos de desempacotamento de produtos e sobre beleza.
No que diz respeito ao conteúdo de jogos, os Laycey’s Flash Games receberam o maior número de pedidos de pesquisa este Verão. Tal como Skibidi Toilet, os Lacey’s Games evoluíram para um web horror baseado em Lacey – a personagem, que aparece, por exemplo, no jogo “Lacey’s Wardrobe” (a principal intriga aqui é a existência deste jogo na vida real). Vários criadores de conteúdos têm filmado histórias de terror baseadas no jogo, o que elevou Lacey para o topo da lista de personagens de terror deste Verão.
Entre os principais influencers de jogadores, os mais populares foram IShowSpeed, Aphmau, Paluten, Problems e Furious Jumper.
Na categoria “filmes, desenhos animados e programas de televisão”, os desenhos animados ocupam a posição de liderança, com quase 50% das pesquisas. Os programas de televisão receberam 26% dos pedidos, o que representa uma vitória significativa sobre a anime, que obteve 16% das pesquisas.
O canal MSA (My Story Animated) com os seus desenhos animados Lady Bug, My Little Pony, Peppa Pig e Helluva boss continua a ser o líder imbatível entre os fornecedores de desenhos animados. Quanto aos programas de televisão, os dramas televisivos chineses We Fall In Love (2023) e Love Forever Young (2023) ganharam a atenção das crianças.
Os interesses musicais continuam a girar em torno do K-pop, quase 19% dos pedidos de pesquisa dizem respeito a bandas sul-coreanas e os BlackPink são os líderes. A loucura da Barbie também chamou a atenção dos mais novos, procuraram “Barbie Girl” de AQUA e “Barbie World” de Nicki Minaj & Ice Spice.