
Sabe o que são tarifas duais de energia. Pode reduzir-lhe a factura da luz e gás em mais de 20%
A combinação de electricidade e gás num único contrato, conhecida como tarifa dual, continua a ter uma adesão limitada em Portugal. Segundo a análise de mercado de energia do ComparaJá.pt, apenas 28,30% dos contratos realizados em Março de 2025 corresponderam a este tipo de solução. No entanto, é um crescimento na adesão de mais de 10% em seis meses, sendo que em Novembro de 2024 apenas 18% dos portugueses aderia a tarifas duais. O ComparaJá revela que a combinação certa pode representar poupança em contexto de inflação energética.
A maioria (69,42%) dos consumidores optou por contratos exclusivamente de electricidade, sendo o gás isolado uma escolha residual (2,28%). Este comportamento sugere que, apesar das vantagens potenciais das tarifas duais, muitos consumidores podem não estar informados sobre os seus benefícios.
«Há comercializadoras que oferecem reduções superiores a 20% quando se combinam serviços, seja gás e electricidade, ou energia e combustíveis, por exemplo. No entanto, essa poupança só acontece se o perfil de consumo for adequado», explica André Nunes, Especialista em Energia do ComparaJá.pt.
Vantagens da tarifa dual
A tarifa dual pode facilitar a gestão dos contratos e centralizar a relação com o fornecedor, oferecendo ainda descontos adicionais quando conjugada com serviços como fatura eletrónica e débito direto. Contudo, é essencial comparar as ofertas em separado para perceber se a combinação compensa, ou se sai mais caro do que contratar gás e eletricidade individualmente.
Ferramentas de comparação e adesão gratuitas como o ComparaJá permitem fazer esse exercício de forma automática, ajustada ao perfil de consumo de cada utilizador e aderindo na hora.