Sabe quais as áreas com mais desemprego qualificado?

Em Portugal, as principais áreas de actuação dos profissionais qualificados no desemprego são Comercial/Vendas, Engenharia e Administrativa/Suporte, é o que revela o Guia do Mercado Laboral 2019 da Hays. Saiba porquê.

 

Quanto aos principais motivos para o desemprego, o principal factor apontado foi o fim de contrato (27%), seguido pela reestruturação da empresa (24%), o despedimento do inquirido (22%), a falência/ encerramento da entidade empregadora (7%) e por fim o inquirido que procura o primeiro emprego (5%).

No que diz respeito ao tempo médio de desemprego em 2018, 65% dos inquiridos encontravam-se desempregados há menos de seis meses e 11% há mais de dois anos. No entanto, mais de metade dos inquiridos encontravam-se há menos de seis meses à procura de um novo emprego.

Para além disso, 42% dos profissionais desempregados recusaram ofertas de emprego no ano passado e os principais motivos foram: o salário oferecido não era suficiente (55%), as condições contratuais não eram as pretendidas (29%), o projecto não era interessante (28%) e a oferta não se adequava à experiência ou área de formação do inquirido (25%).

Em relação à vontade de emigrar, 30% dos inquiridos apresentaram vontade de emigrar em 2019, sendo os principais destinos Reino Unido, Espanha e Suíça.

O estudo revela ainda que se os profissionais no desemprego pudessem investir actualmente numa outra área de formação, 14% investia em Tecnologias da Informação & Telcos , 12% em Marketing e Comunicação e 8% em Turismo & Lazer/ Restauração.

Ler Mais
Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

*

MULTIPUBLICAÇÕES

Marketeer
Cristiano Ronaldo promove curso que ensina a ser influenciador
Automonitor
Os peculiares protótipos que a Daihatsu vai levar a Tóquio