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Sabe quais são os profissionais “mais raros” no mercado? Este CEO entrevistou mais de 30 mil candidatos e dá a resposta (identificou sete)
Nos últimos 15 anos, William Vanderbloemen, autor de “Be The Unicorn: 12 Data Driven Habits That Separate the Best Leaders From the Rest” e fundador e CEO do Vanderbloemen Search Group, uma empresa de recrutamento de executivos, entrevistou mais de 30 mil candidatos.
Assumindo a responsabilidade de encontrar os maiores talentos para as grandes empresas e não apenas preencher vagas, William Vanderbloemen apelida esses profissionais únicos de «unicórnios porque são os mais raros».
Com base nas suas entrevistas e conversas com CEO, partilha com a Make It os sete tipos de personalidades de sucesso que qualquer empresa deseja ter:
O “unicórnio rápido”
Ser rápido não significa dizer “sim” a tudo. Significa discernir rapidamente o que precisa de uma resposta imediata e o que não precisa.
Não há hesitação. Os “unicórnios rápidos” são decisivos, jogam duro com tenacidade e eficiência e terminam o seu trabalho dentro do prazo.
Como cultivar uma mentalidade “rápida”:
- Deixe claro que valoriza um tempo de resposta rápido.
- Estabeleça prazos rápidos e alcançáveis; não precisa de um mês para fazer a sua lista de benefícios.
O “unicórnio autêntico”
Ninguém espera que seja perfeito no seu trabalho, especialmente no início. Mas a pior coisa que pode fazer é não ser autêntico.
Quando errar, assuma isso abertamente. Pessoas autênticas têm uma forma de partilhar os seus erros com humildade, o que pode unir as pessoas.
Como cultivar uma mentalidade “autêntica”
- Admita os seus erros e siga em frente.
- Se estiver com dificuldades, seja honesto e peça ajuda.
O “unicórnio solucionador”
Quando confrontadas com desafios, as pessoas podem optar por estar do lado do problema ou do lado da solução. Aqueles que optam por encontrar soluções, que se recusam a ser vítimas e que despendem energia a superar esses desafios são insubstituíveis.
Mas nem tudo clama por uma solução. Às vezes, as pessoas só querem um ouvido atento e empático. Esteja atento a estas situações para saber distingui-las e não “perder tempo”.
Como cultivar uma mentalidade “solucionadora”:
- A linguagem conta: reformule os problemas como possibilidades.
- Em vez de reclamar, traga soluções para a conversa. Mesmo que sejam bombásticas ou inatingíveis, terá a mentalidade certa.
O “unicórnio autoconsciente”
Conhecer os seus pontos fortes e fracos e compreender como abordar conversas cruciais são características que cada vez mais rareiam.
Pessoas autoconscientes são menos propensas a ocupar espaço desnecessário em reuniões, a desperdiçar o tempo das pessoas ou fazê-las sentir-se desconfortáveis. Quando recebem feedback construtivo e genuíno, levam-no a sério.
Como cultivar uma mentalidade “autoconsciente”:
- Não leve o feedback “tão a peito”; use-o como uma ferramenta para se tornar ainda melhor no seu trabalho.
- Respeite os outros e esteja atento aos seus hábitos nas reuniões. Interrompe as pessoas? Fala apenas por falar?
O “unicórnio curioso”
Uma vez Steve Jobs disse, «Muito do que encontrei ao seguir minha curiosidade e intuição acabou por se revelar inestimável mais tarde». As maiores mentes da humanidade celebram a curiosidade como factor-chave do seu sucesso.
Mas não é fácil. O que nos rodeia é por norma mundano e enfadonho. Assim, um candidato curioso sugere envolvimento e interesse genuínos, além do salário ao fim do mês.
Como cultivar uma mentalidade “curiosa”:
- Quando surgirem desafios, faça perguntas antes de lançar soluções.
- Ser curiosos é uma acção, não uma posição. Mantenha-se informado através da leitura, aprendizagem e acompanhando a actualidade.
O “unicórnio afável”
Frequentemente o candidato que prevalece é simplesmente aquele que se dá bem com toda a gente. Os afáveis têm a capacidade de permanecer na função e até mesmo de serem promovidos simplesmente por meio do património relacional, um stock de boa vontade que foram construindo ao longo do tempo.
Como cultivar uma mentalidade “afável”:
- Reserve alguns minutos no início das reuniões para falar sobre algo que não tenha nada que ver com trabalho.
- Lembre-se de nomes. Pode parecer uma coisa pequena, mas essencialmente mostra que determinada pessoa é importante o suficiente para se lembrar do seu nome.
O “unicórnio produtivo”
Não existe uma receita única para a produtividade. Ser um “unicórnio produtivo” resume-se a três factores: saber como trabalha melhor, manter-se organizado e valorizar os outcomes em detrimento dos outputs.
Como cultivar uma mentalidade “produtiva”:
- Anote diariamente as três tarefas mais importantes.
- Monitorize a sua produtividade. Isso é vantajoso para avaliações de final de ano e conversas relacionadas com o trabalho, mas também para a sua própria aprendizagem sobre o que funciona melhor para si.