Sabe quais são os profissionais “mais raros” no mercado? Este CEO entrevistou mais de 30 mil candidatos e dá a resposta (identificou sete)

Nos últimos 15 anos, William Vanderbloemen, autor de “Be The Unicorn: 12 Data Driven Habits That Separate the Best Leaders From the Rest” e fundador e CEO do Vanderbloemen Search Group, uma empresa de recrutamento de executivos, entrevistou mais de 30 mil candidatos.

 

Assumindo a responsabilidade de encontrar os maiores talentos para as grandes empresas e não apenas preencher vagas, William Vanderbloemen apelida esses profissionais únicos de «unicórnios porque são os mais raros».

Com base nas suas entrevistas e conversas com CEO, partilha com a Make It os sete tipos de personalidades de sucesso que qualquer empresa deseja ter:

O “unicórnio rápido”

Ser rápido não significa dizer “sim” a tudo. Significa discernir rapidamente o que precisa de uma resposta imediata e o que não precisa.

Não há hesitação. Os “unicórnios rápidos” são decisivos, jogam duro com tenacidade e eficiência e terminam o seu trabalho dentro do prazo.

Como cultivar uma mentalidade “rápida”:

  • Deixe claro que valoriza um tempo de resposta rápido.
  • Estabeleça prazos rápidos e alcançáveis; não precisa de um mês para fazer a sua lista de benefícios.

 

O “unicórnio autêntico”

Ninguém espera que seja perfeito no seu trabalho, especialmente no início. Mas a pior coisa que pode fazer é não ser autêntico.

Quando errar, assuma isso abertamente. Pessoas autênticas têm uma forma de partilhar os seus erros com humildade, o que pode unir as pessoas.

Como cultivar uma mentalidade “autêntica”

  • Admita os seus erros e siga em frente.
  • Se estiver com dificuldades, seja honesto e peça ajuda.

 

O “unicórnio solucionador”

Quando confrontadas com desafios, as pessoas podem optar por estar do lado do problema ou do lado da solução. Aqueles que optam por encontrar soluções, que se recusam a ser vítimas e que despendem energia a superar esses desafios são insubstituíveis.

Mas nem tudo clama por uma solução. Às vezes, as pessoas só querem um ouvido atento e empático. Esteja atento a estas situações para saber distingui-las e não “perder tempo”.

Como cultivar uma mentalidade “solucionadora”:

  • A linguagem conta: reformule os problemas como possibilidades.
  • Em vez de reclamar, traga soluções para a conversa. Mesmo que sejam bombásticas ou inatingíveis, terá a mentalidade certa.

 

O “unicórnio autoconsciente”

Conhecer os seus pontos fortes e fracos e compreender como abordar conversas cruciais são características que cada vez mais rareiam.

Pessoas autoconscientes são menos propensas a ocupar espaço desnecessário em reuniões, a desperdiçar o tempo das pessoas ou fazê-las sentir-se desconfortáveis. Quando recebem feedback construtivo e genuíno, levam-no a sério.

Como cultivar uma mentalidade “autoconsciente”:

  • Não leve o feedback “tão a peito”; use-o como uma ferramenta para se tornar ainda melhor no seu trabalho.
  • Respeite os outros e esteja atento aos seus hábitos nas reuniões. Interrompe as pessoas? Fala apenas por falar?

 

O “unicórnio curioso”

Uma vez Steve Jobs disse, «Muito do que encontrei ao seguir minha curiosidade e intuição acabou por se revelar inestimável mais tarde». As maiores mentes da humanidade celebram a curiosidade como factor-chave do seu sucesso.

Mas não é fácil. O que nos rodeia é por norma mundano e enfadonho. Assim, um candidato curioso sugere envolvimento e interesse genuínos, além do salário ao fim do mês.

Como cultivar uma mentalidade “curiosa”:

  • Quando surgirem desafios, faça perguntas antes de lançar soluções.
  • Ser curiosos é uma acção, não uma posição. Mantenha-se informado através da leitura, aprendizagem e acompanhando a actualidade.

 

O “unicórnio afável”

Frequentemente o candidato que prevalece é simplesmente aquele que se dá bem com toda a gente. Os afáveis têm a capacidade de permanecer na função e até mesmo de serem promovidos simplesmente por meio do património relacional, um stock de boa vontade que foram construindo ao longo do tempo.

Como cultivar uma mentalidade “afável”:

  • Reserve alguns minutos no início das reuniões para falar sobre algo que não tenha nada que ver com trabalho.
  • Lembre-se de nomes. Pode parecer uma coisa pequena, mas essencialmente mostra que determinada pessoa é importante o suficiente para se lembrar do seu nome.

 

O “unicórnio produtivo”

Não existe uma receita única para a produtividade. Ser um “unicórnio produtivo” resume-se a três factores: saber como trabalha melhor, manter-se organizado e valorizar os outcomes em detrimento dos outputs.

Como cultivar uma mentalidade “produtiva”:

  • Anote diariamente as três tarefas mais importantes.
  • Monitorize a sua produtividade. Isso é vantajoso para avaliações de final de ano e conversas relacionadas com o trabalho, mas também para a sua própria aprendizagem sobre o que funciona melhor para si.
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