Sabe qual o país onde se usam as piores passwords? Adivinha em que lugar está Portugal?

A Dashlane, especialista em gestão de passwords e identidade digital, traz a público, pela primeira vez, dados relacionados com a segurança das passwords a um nível global. Utilizando pontuações entre 20 e 60 (“pobre”), 60 e 90 (“necessita de melhoria”) e superior a 90 (“excelente”), a Dashlane chegou à conclusão de que a pontuação média para todas as regiões se situa entre 69 e 77, o que significa que todas se enquadram na categoria “necessita de melhoria”.

Como piores classificadas estão a Ásia Meridional (71.1), que compreende países como Índia; e África do Norte & Ocidental (70.8), onde se encontram países como a Nigéria. A América do Norte, com países como os Estados Unidos, revela o pior resultado da tabela, com uma média de 69.1 no que diz respeito ao “Password Health Score” e com quase 20% das passwords comprometidas.

A Europa Meridional, onde se localiza Portugal, é uma das piores classificadas. Entre 14 regiões, ficou na 11ª posição, com uma pontuação de 71.4. A Dashlane divulga ainda que 51% das passwords em todo o mundo são reutilizadas.

Já os três primeiros lugares, com um mais elevado “Password Health Score”, são ocupados pela Europa do Leste (76.4), onde se encontram países como Polónia, Ucrânia e República Checa; Europa Setentrional (74.3), constituída por países como Dinamarca, Finlândia e Noruega; e Europa Ocidental (73.4), região da qual fazem parte países como Alemanha, Países Baixos e França.

As pontuações agora divulgadas pela Dashlane foram calculadas utilizando dados anónimos agregados, quer de empresas como de utilizadores pessoais do gestor. Para cada região, foi calculada a média e a mediana relacionada com o “Password Health Score” (algoritmo que funciona no background da conta Dashlane de cada utilizador), entre os milhares de utilizadores dessa região.