Sabe quanto ganha um director de Marketing? E de comunicação? Estudo de tendências de recrutamento dá a resposta

O estudo anual da Michael Page sobre a evolução das principais tendências de recrutamento para o próximo ano para quadros executivos, em empresas de grande dimensão, indica que a contratação de profissionais de Sales & Marketing em 2024 é assinalada por uma competição intensa pelo talento, impulsionada pela exigência de competências digitais, resolução criativa de problemas e um profundo conhecimento do comportamento do consumidor, num mercado em constante evolução.

 

A semana de quatro dias de trabalho começa a ganhar expressão e não apenas no sector tecnológico, como forma para atrair talento.

O aumento do recrutamento em 2023, contribuiu para que as bandas salariais crescessem em todas as funções. Em 2024, prevê-se que os salários em geral tenham uma valorização entre 4,5% e 7%, que já está a ser superado em sectores mais dinâmicos. Continua a registar-se uma tendência por parte dos empregadores em recrutar profissionais mais juniores, perfis que se caracterizam pela visão internacional/global, skills analíticos e domínio de idiomas.

Num mercado onde a taxa de desemprego está consideravelmente baixa, e onde em algumas áreas a lei da oferta e da procura está claramente invertida, observa-se que os candidatos são mais exigentes com alguns pontos no momento da mudança. A atracção do talento é acompanhada de salários mais atractivos e benefícios, como horários flexíveis, trabalho remoto, formação, visibilidade e possibilidade de progressão na carreira.

Os recrutadores continuam a valorizar uma formação académica sólida, em universidades de prestígio, nomeadamente nas áreas de Gestão e Engenharia, e a experiência em contextos internacionais.

O MBA, sobretudo para funções de management, permanece como uma mais-valia. A capacidade analítica, a par da capacidade de inovação e liderança são cada vez mais factores decisivos. As soft skills são os pontos-chave na diferenciação dos candidatos e por isso competências comunicacionais, argumentativas e de relacionamento contribuem para o processo de decisão.

Nas equipas de Marketing, os dados têm vindo a assumir uma importância estratégica no negócio e prevê-se a continuação da queda nas tradicionais funções cujo retorno não é devidamente mensurável. Nestas equipas, os skills analíticos e digitais são imprescindíveis em praticamente qualquer indústria. Os candidatos que adquiriram e souberam reciclar constantemente este know-how, continuam a ter um nível de empregabilidade relativamente garantido.

No que diz respeito às lideranças, as empresas procuram num “head of” ou director capaz de conciliar a estratégia e a operacionalização, além de saber gerir a equipa. Nas funções de marketing e comunicação generalistas, um director de Marketing pode auferir até 85 mil euros e um director de Comunicação 72 mil euros, enquanto nas funções ligadas ao marketing digital, o plafond máximo é de 110 mil euros para a função de director de e-Commerce.

Ler Mais