Safemed: Soluções tecnológicas que facilitam a vida
Gerir a segurança e saúde no trabalho é um dos grandes desafios das empresas, que precisam de garantir a conformidade legal e o bem-estar dos colaboradores de forma eficaz. O Safemed propõe-se a simplificar esta tarefa.
Destacando-se pela sua abordagem integrada e abrangente à gestão de segurança e saúde no trabalho (SST), o Safemed oferece módulos especializados que cobrem todas as necessidades, desde gestão administrativa, segurança no trabalho até medicina do trabalho e segurança alimentar, dispondo de uma capacidade de personalização que permite às empresas adaptarem a solução às suas necessidades específicas. Além disso, o foco na conformidade legal e protecção de dados assegura que as empresas estão alinhadas com as exigências regulamentares, incluindo o RGPD. A plataforma também se diferencia pela facilidade de uso, mobilidade e suporte a múltiplos utilizadores, facilitando a colaboração entre diferentes stakeholders. «Todos estes factores combinados fazem do Safemed uma solução robusta e competitiva no mercado», afirma Fernando Cavaleiro, product manager da empresa.
A gestão de processos de segurança e saúde no trabalho é um desafio para as equipas de recursos humanos das organizações. Frequentemente surgem desafios como a gestão de documentação complexa, atrasos no cumprimento das obrigações legais, identificação de riscos no local de trabalho e envolvimento eficaz dos colaboradores em boas práticas de segurança e saúde. «O Safemed ajuda a superar todos estes obstáculos, ao oferecer uma plataforma integrada que simplifica a gestão de SST. Com ferramentas automatizadas para gestão da saúde dos trabalhadores e respectivas fichas de aptidão, gerir documentos e realizar avaliações de risco, o Safemed permite que as empresas centralizem todas as suas actividades de SST, tornando os processos mais eficientes e reduzindo os processos manuais e redundantes», revela Fernando Cavaleiro.
O Safemed oferece módulos especializados para diferentes áreas, como segurança do trabalho, medicina do trabalho e segurança alimentar. Apesar de poderem funcionar de forma individual, operam de forma integrada para cobrir todos os aspectos da segurança e saúde no trabalho. O módulo de medicina do trabalho monitoriza a saúde dos colaboradores, assegurando que estão aptos para as suas funções, tirando partido de toda a informação das equipas de segurança para uma melhor análise das condições do trabalhador. Esta integração proporciona uma visão abrangente da segurança e saúde na empresa, permitindo uma abordagem proactiva na prevenção de acidentes e doenças profissionais.
DENTRO DAS NORMAS
O Safemed oferece ferramentas avançadas para a gestão de riscos, permitindo que as empresas realizem avaliações detalhadas e actualizadas. A plataforma facilita a identificação de perigos através de checklists personalizáveis e modelos de avaliação. Com recursos analíticos, o sistema ajuda a priorizar riscos com base na sua gravidade e probabilidade. Além disso, permite o acompanhamento de acções correctivas, garantindo que as medidas de mitigação sejam implementadas e monitorizadas, resultando num ambiente de trabalho mais seguro e em conformidade com as normas legais.
Relativamente à protecção dos dados dos trabalhadores, «o Safemed foi desenvolvido com foco na segurança dos dados e conformidade com o RGPD. A plataforma utiliza protocolos avançados para proteger informações pessoais, incluindo encriptação de dados e controlos de acesso rigorosos e ligações directas aos sistemas de gestão de recursos humanos para uma integração directa dos dados», revela o product manager da empresa. Além disso, o software permite a gestão de consentimentos e fornece ferramentas para responder a solicitações de acesso ou eliminação de dados pessoais. Assim, o Safemed ajuda as empresas a cumprir as exigências legais relacionadas com a protecção de dados, minimizando riscos associados a violações de privacidade.
FACILITAR E PERSONALIZAR COM EFICIÊNCIA
O portal do Safemed oferece uma plataforma colaborativa onde empresas, trabalhadores e prestadores de serviços de SST podem interagir de forma eficiente, utilizando funcionalidades que incluem acesso a documentos importantes, agendamento de consultas médicas e formações, comunicação de ocorrências e acesso a relatórios e certificados. Este ambiente integrado facilita a troca de informações em tempo real, reduz a burocracia e melhora a transparência. Ao centralizar a comunicação e a gestão de SST, o portal ajuda a coordenar esforços entre todas as partes envolvidas, promovendo uma abordagem mais eficaz à segurança e saúde no trabalho.
Relativamente à personalização de relatórios e checklists, o Safemed permite que as empresas adaptem as ferramentas às suas necessidades específicas e às particularidades do seu sector. «Os processos podem ser alinhados com os procedimentos internos e requisitos legais específicos, aumentando a relevância e a eficácia das avaliações. Além disso, a personalização agiliza a recolha e análise de dados, reduzindo o tempo gasto em tarefas administrativas e permitindo que as equipas se concentrem em acções preventivas e correctivas, melhorando assim a eficiência operacional», refere Fernando Cavaleiro.
TECNOLOGIA POSITIVA
O uso do Safemed em dispositivos móveis permite que profissionais de SST realizem avaliações e preencham relatórios directamente no local de trabalho, em tempo real. De acordo com o product manager, «isto aumenta a eficiência ao eliminar a necessidade de transcrever documentos e reduz a possibilidade de erros na entrada de dados. A mobilidade facilita a recolha imediata de informações, incluindo fotos e assinaturas digitais, melhorando a precisão e a integridade dos registos. Além disso, a disponibilidade de dados actualizados em tempo real permite uma resposta mais rápida a riscos identificados, fortalecendo a gestão preventiva.»
Também integrado no Safemed está o Kube, «uma poderosa ferramenta de análise de dados que permite às empresas explorar e interpretar a vasta quantidade de informação registada no sistema. É assim possível criar relatórios personalizados, visualizar tendências e padrões, e cruzar diferentes conjuntos de dados para obter insights profundos sobre os indicadores de segurança e saúde dos trabalhadores », afirma Fernando Cavaleiro. «Esta capacidade de análise facilita a tomada de decisões informadas, ajuda a identificar áreas de melhoria e permite uma gestão proactiva dos riscos e conformidades. Ao transformar dados em conhecimento compreensível, o Kube aumenta significativamente a eficácia das políticas de segurança e saúde no trabalho.»
Reconhecendo o potencial da Inteligência Artificial (IA) para revolucionar a gestão de segurança e saúde no trabalho, «o Safemed está a investir no desenvolvimento de funcionalidades baseadas em IA. Isto inclui algoritmos de aprendizagem automática que podem prever potenciais riscos com base em dados históricos, fornecer recomendações personalizadas para mitigação de riscos e automatizar tarefas rotineiras para aumentar a eficiência. Ao integrar a IA, o Safemed pretende oferecer às empresas ferramentas mais inteligentes que não só respondem às situações actuais, mas também antecipam desafios futuros, permitindo uma abordagem ainda mais proactiva e preventiva na segurança e saúde no trabalho», revela Fernando Cavaleiro.
Este artigo foi publicado na edição de Novembro (n.º 167) da Human Resources.
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