Saiba como encontrar emprego… no Pinterest

Pode não ser a primeira rede social que lhe vem à ideia, mas usar o Pinterest para encontrar emprego pode ser o caminho certo. Tendo isto em mente, o Ekonomista partilhou dicas que o vão ajudar a encontrar emprego nesta plataforma.

 

1. Crie uma conta
Criar uma conta é gratuito e muito simples. Qualquer outro utilizador que pesquise no Pinterest por determinado tema irá encontrar os seus conteúdos e vai poder gostar e guardá-los.

 

2. Organize os pins em pastas
Seleccione o melhor do melhor que tem para partilhar. Cada área, categoria de projectos ou interesses deve estar devidamente catalogada em pastas separadas e devidamente identificadas. O mesmo para os pins que coloca.

 

3. Construa a sua marca
Aproveite o Pinterest para mostrar a multiplicidade de interesses que o caracterizam e diferenciam de outros profissionais. Aproveite e apresente todas as suas habilidades. Os pins que marca também são muito relevantes para a imagem que cria na rede.

 

4. Trabalhe a relevância
Quanto mais interessantes (e pioneiros) forem os seus pins mais probabilidades tem de se tornar influente na rede. No que respeita ao mercado de trabalho, isso pode contar muito. Por isso, adopte uma postura estratégica diante desta rede social.

Pode publicar infográficos que tenham alguma relação com a sua carreira, por exemplo. Picar imagens e vídeos que remetam para o seu blog, site profissional ou outras redes sociais também é uma boa estratégia para atrair a atenção de profissionais da sua área e/ou potenciais empregadores.

5. Mantenha a actualidade
Vá partilhando, adicionando novos pins e criando novos álbuns com frequência. Sempre que tenha novidades e imagens melhores do que as anteriores, substitua. Mantenha-se atento e activo. Essa é uma das regras das redes sociais.

6. Evite a autopromoção
Ainda que possa ter um papel importante para encontrar emprego, a essência do Pinterest é catalogar e partilhar imagens das quais se gosta. Portanto, ao contrário do Linkedin, qualquer tentativa de autopromoção pode ter um efeito negativo para a sua relevância na plataforma. Aproveite apenas o potencial que a rede social oferece.

Ler Mais