São estas as 50 atracções turísticas mais populares da Europa (e há uma portuguesa). Já as visitou todas?

Algumas atracções disponíveis nos diversos países do continente europeu chamam mais à atenção do que outras, como tal, a Musement elaborou uma lista das 50 mais populares, consoante o número de avaliações no Google. 

 

A oferta e diversidade cultural na Europa é cada vez maior, o que não só atrai turistas como possibilita aos residentes rodearem-se de locais que proporcionam conforto, tranquilidade, lazer e, em alguns casos, proximidade com arte.

Foram analisados cerca de 4.200 locais de interesse para se apurar quais os que se destacam entre os visitantes, concluindo-se que Itália ocupa o primeiro e segundo lugar do ranking e França o terceiro.

Ainda que Portugal não esteja nos primeiros lugares da lista, o Santuário de Fátima, situado na Cova da Iria, em Ourém, ocupa o 42.º lugar, dado que é a maior referência religiosa no nosso país e recebe cerca de seis milhões de visitantes por ano de diversas partes do mundo.

Quanto ao top 10, pertence a Espanha, Itália e França, com uma avaliação bastante renhida não sendo, por isso, necessário ir muito longe para visitar estas atracções. Fique a par da lista:

 

TOP 10

Fonte de Trevi, Roma (Itália)

Itália lidera o ranking com uma das mais memoráveis construções barrocas do país e a principal fonte da capital, que reuniu 345.237 avaliações. A Fonte, encomendada pelo Papa Clemente XII ao arquitecto Nicolau Salvi, começou a ser construída em 1735 com o objectivo de decorar a praça e fornecer à cidade uma grande quantidade de água, visto que é o fim do percurso de águas do aqueduto Acqua Vergine.

Anualmente, é visitada por milhares de pessoas e é conhecida pela tradição de lançar uma moeda na esperança de que o desejo pedido se realize, estando o fundo coberto de moedas de diferentes países, e pela expressividade das esculturas presentes.

 

Coliseu, Roma (Itália)

É um dos maiores exemplos da arquitectura romana construído pelo Imperador Flávio Vespasiano entre os anos 72 e 80 d.C e conseguiu 330.361 avaliações. Chegou a ser utilizado para o entretenimento da população durante o Império Romano, com eventos desde espectáculos, lutas de gladiadores, caça e peças de teatro, mas actualmente serve apenas de monumento da cidade. Não só sobreviveu a séculos de história, como continua a surpreender todos os dias os visitantes que fazem fila para ver o Coliseu com capacidade para até 50 mil pessoas.

 

Torre Eiffel, Paris (França)

Embora tenha sido criada como atracção central da Feira Mundial de 1889, hoje é muito mais que isso, tendo atingido as 328.972 avaliações. Nunca chegou a ser demolida como se previa, tornando-se a imagem do país, recebendo quase sete milhões de visitantes por ano. Foi projectada pelo engenheiro francês Gustave Eiffel e demorou dois anos a ser construída devido aos seus 330 metros de altura. Até 1930, foi a estrutura mais alta do mundo e não tinha elevador como actualmente, para chegar à parte mais alta era necessário subir 1700 degraus.

 

Museu do Louvre, Paris (França)

Era para ser uma fortaleza, mas foi reconstruído no século XVI com o intuito de servir como palácio real. Só em 1793 é que foi inaugurado como museu de arte, após ter sido alvo de mais de 500 obras. Agora tem uma área de mais de 70.000 metros quadrados e exibe uma colecção de 35 mil obras de arte de todo o mundo, sendo por isso considerado como um verdadeiro património mundial, com 266.240 avaliações.

 

Disneyland Paris (França)

Este lugar, com 259.696 avaliações, é ocupado pelo Disneyland Park e Walt Disney Studios, localizados a 32 quilómetros de Paris, onde existem mais de 50 atracções que permitem explorar o Universo MARVEL e o mundo da Disney e da Pixar. Em 2022, fez 30 anos, que estão ainda a ser comemorados até ao dia 30 de Setembro com espectáculos e apresentações.

 

Sagrada Família, Barcelona (Espanha)

Ainda que a construção tenha começado há mais de 140 anos e não esteja acabada, este monumento de Antonio Gaudí não podia estar fora do top 10 da lista, dado que é um dos emblemas de Barcelona e teve 200.309 avaliações no Google. O espaço que junta cores e luzes nos vitrais, com a natureza e uma arquitectura peculiar encanta todos os visitantes e deixa curioso quem nunca por lá passou.

 

Arco do Triunfo, Paris (França)

É um dos monumentos mais visitados da capital francesa, ordenado por Napoleão Bonaparte após a vitória de Austerlitz, com 50 metros de altura e 45 de largura. O Arco do Triunfo, que teve 197.610 avaliações, é conhecido por ter o Túmulo do Soldado Desconhecido da Primeira Guerra Mundial, cuja chama é acesa diariamente, e pelas suas vistas incríveis para a cidade e para os Campos Elíseos.

 

Panteão, Roma (Itália)

Tal como o Coliseu, também é visitado por milhões de pessoas todos os anos, tendo chegado aos 190.835 comentários. A sua preservação é excepcional de forma a conservar a estrutura original que remonta ao tempo do imperador Augusto, embora entre os anos 118 e 125 d.C. o imperador Adriano tenha ordenado a sua reconstrução, mudando na totalidade a ideia inicial. No século VII, tornou-se uma basílica cristã e até hoje permanece praticamente intacta.

 

Parque do Retiro, Madrid (Espanha)

Para escapar à confusão citadina, a capital espanhola dispõe de um parque com 125 hectares, que é local de visita de muitos turistas e locais, tendo conseguido 164.086 avaliações. Em 2021, foi reconhecido, juntamente com o Passeio do Prado, como Paisagem Cultural do Património Mundial da UNESCO devido aos seus jardins, nomeadamente o Parterre francês e a Rosaleda, bem como às esculturas e obras arquitecónicas, como o monumento de Alfonso XII, a estátua do Anjo Caído e a Fonte de Galápagos.

 

Parque Güell, Barcelona (Espanha)

A fechar o top 10 está um dos lugares mais visitados da cidade que permite o contacto com a natureza e alcançou as 162.845 avaliações. Em vários sítios do parque podem encontrar-se formas orgânicas de Antoni Gaudí, onde elementos arquitetónicos se misturam com as árvores, criando espaços emblemáticos como a Escadaria do Dragão e a sala Hipóstila. A Praça da Natureza é onde se situa o famoso banco ondulado coberto de mosaicos coloridos, onde os turistas aproveitam para desfrutar de uma ampla vista sobre a cidade.

Ler Mais