São estes os dois perfis mais procurados na área de Recursos Humanos
Os profissionais de Recursos Humanos enfrentam um ano marcado por incertezas. A Pesquisa Salarial Global da Robert Walters revela as principais tendências de contratação para a área de Recursos Humanos este ano.
São dois os perfis de Recrusos Humanos pelos quais as organizações mais competem – HR Business partner e HR manager.
HR Business partner é a posição mais procurada pelos gestores de nível médio, mas em cada contexto económico têm um papel diferente nas empresas. Este ano, quem tem experiência em relações trabalhistas terá uma vantagem competitiva no mercado.
HR manager é a pessoa que gere a área de Recursos Humanos, planeia e desenvolve estratégias de recrutamento e selecção, formação e desenvolvimento, planos de cargos e salários, administração pessoal e relações trabalhistas e sindicais, de acordo com as exigências legais e políticas da empresa.
Tendências de contratação e remuneração
Em 2023, dada a incerteza na situação económica, os salários deverão manter-se nos níveis de 2022. Algumas empresas poderão tentar compensar a subida da inflação e das taxas de juro com aumentos salariais, mas nem todas terão essa capacidade de resposta.
De acordo com o estudo da Robert Walters, esse dado coincide com a expectativa dos profissionais de RH, que esperam receber ou já receberam um aumento salarial de 1 a 5% (51% dos entrevistados) ou 6-10% (28%).
Para registar uma mudança mais atractiva na base salarial, os profissionais terão de dar o salto para uma nova empresa, pois assim poderão negociar um salário entre 10 e 15% superior ao actual.
De acordo com a pesquisa, 34% dos profissionais não planeiam mudar de emprego nos próximos dois anos. Entre os que procuram uma nova oportunidade, 42% afirmam que o fazem para ver o seu salário aumentar, 37% para progredir na carreira e 25% porque querem mais flexibilidade.