São estes os vencedores da quinta edição do IoT Challenge da Altice Empresas

Margarida Lopes
11 de Setembro 2020 | 18:30

Foram ontem conhecidos os vencedores da quinta edição do IoT Challenge, uma competição tecnológica promovida pela Altice Empresas, marca do segmento empresarial da Altice Portugal, que desafia empresas e startups portuguesas a apresentarem soluções de Internet of Things (IoT) inovadoras e prontas a serem comercializadas.

 

A Infinite Foundry foi uma das primeiras equipas a conquistar o júri com uma solução que consiste em reproduzir uma réplica da planta digital 3D da instalação industrial para monitorizar em tempo real o processo de produção e melhorar a eficiência operacional, remotamente.

A Indra Sistemas Portugal foi premiada pelo projecto “Onesait Motion”, uma solução que facilita a gestão operacional em tempo real de uma cadeia de fornecimento (supply chain), garantido a rastreabilidade online das pessoas, veículos e produtos envolvidos no processo.

A Quantico Solutions foi outra das equipas vencedoras com o projecto “Vision4Lab”, uma solução que consiste numa plataforma composta por um sistema que permite que os profissionais de saúde possam gravar em vídeo os seus procedimentos recorrendo a um wearable device (óculos), de modo a que outros profissionais possam visualizar essas imagens, garantindo maior controlo e segurança.

Continue a ler após a publicidade

Foram 11 as equipas que chegaram à final, respondendo ao desafio lançado e utilizando o serviço de gestão de conectividade, IoT Connect da Altice Empresas, nas suas soluções. Entre os meses de Julho e Setembro, os participantes, puderam trabalhar com a equipa de Engenharia Altice do golabs.IoT para testar as suas soluções.

Para além das condições especiais na mensalidade e na taxa de activação do serviço de conectividade IoT Connect da Altice Empresas que é atribuído a todos os finalistas, serão ainda concedidos prémios aos três vencedores, incluindo a oferta de seis mensalidades do serviço IoT Connect da Altice Empresas, Startup passes para o Web Summit 2020, a divulgação das soluções nos canais de comunicação da Altice Empresas, a exposição da solução no Showroom da Altice Portugal bem como a possibilidade de integração da solução no portfólio da Altice Empresas.

Na edição deste ano, os candidatos tiveram de apresentar soluções de IoT que acelerem a digitalização das empresas e das organizações, optimizem os processos através da monitorização à distância, permitam uma rápida adaptação à nova realidade de teletrabalho ou ajudem a enfrentar os desafios atuais da sociedade, nomeadamente no que diz respeito ao combate à pandemia do novo coronavírus.

Continue a ler após a publicidade

Devido ao aparecimento da COVID-19, foi a primeira vez que a final do IoT Challenge se transformou numa sessão simultaneamente presencial e online. Durante o evento, e após as várias apresentações dos candidatos, as empresas foram avaliadas pelo ilustre júri do concurso, através de sessões de perguntas e respostas.

O painel de júri foi composto por Nuno Nunes, chief Sales officer para o segmento Business to Business da Altice Portugal; Luís Alveirinho, chief Technology officer da Altice Portugal; Sofia Rebola, directora de Controlo Técnico e Sistemas de Gestão do Grupo Altri; Ivo Antão, administrador Executivo do Grupo Luz Saúde e Eduardo Fitas, vice-presidente da Accenture Portugal.

«Vivemos actualmente tempos de desafios e de novas oportunidades no mercado empresarial. Agora, mais que nunca, é tempo de mudar, transformar e inovar. Queremos continuar a intensificar o nosso modelo de negócio junto das empresas portuguesas, e graças ao IoT Challenge temos a oportunidade de fazê-lo em conjunto com os inovadores do amanhã. Numa altura em que o recurso a soluções e ferramentas tecnológicas como o IoT tem vindo a ser fundamental para dar resposta à retoma da atividade das empresas, o IoT Challenge assume-se como um catalisador no apoio e dinamização do ecossistema empresarial e consequentemente da economia do País», refere Nuno Nunes, administrador responsável pelo segmento empresarial da Altice Portugal».

Nas últimas quatro edições, o IoT Challenge juntou mais de 150 participantes e premiou um total de 15 equipas vencedoras, naquela que é considerada uma verdadeira oportunidade de agregar e identificar os melhores talentos da área da tecnologia em Portugal, dando-lhes as ferramentas para que possam fazer também parte do processo de transformação digital do tecido empresarial português, através da extensa rede de clientes e parceiros da Altice Empresas.

Partilhar


Mais Notícias