Se anda muito esquecido ultimamente, estes três truques vão ajudar a melhorar a sua memória
Ao longo da vida vamos esquecendo detalhes, como conversas, pessoas, acontecimentos, ideias, que desaparecem com o tempo. Por um lado é positivo porque nem tudo é importante de manter no longo prazo. Mas para as coisas que quer recordar, a Fast Company partilha várias formas de treinar o seu cérebro para fixar o mais importante.
Estas ferramentas são apoiadas pela neurociência, por isso experimente:
Use um truque de memória
De acordo com os neurocientistas, os humanos só conseguem reter cerca de três ou quatro informações na mente ao mesmo tempo, pelo que sugerem que se tente contornar esse limite, classificando a informação em pedaços (como menmónicas por exemplo).
Concentre-se no que deseja recordar
Se tudo correr bem, está familiarizado com as armadilhas do multitasking – é mais provável que cometa erros, levará mais tempo a completar as tarefas e não reterá muito do que fez. Por isso, faz sentido que uma das melhores formas de se lembrar das coisas seja concentrando-se.
Escreva
Vários estudos científicos descobriram que tomar notas num portátil não é tão eficaz para reter informações como escrever notas à mão. Parte da razão é que é preciso abrandar o ritmo para se concentrar ao escrever à mão, mas existe outra formas de escrever coisas que ajudam a lembrar.
Se fizer anotações à mão numa reunião por exemplo, terá de usar mecanismos como abreviaturas e não conseguirá registar todas as palavras – um método imperfeito, mas que o obriga a recordar a conversa e preencher os espaços em branco quando digitar as suas notas posteriormente.