Se é apaixonado por Recursos Humanos estes filmes são para si
Os compromissos pessoais e as obrigações profissionais muitas vezes limitam o tempo que temos disponível para estudar ou perceber melhor o universo dos Recursos Humanos. Saiba que pode juntar o útil ao agradável. Como? A gestão de recursos humanos é cheia de conflitos, o que leva a que seja um assunto bastante explorado pelo universo cinematográfico.
Recrutamento, entrevistas de emprego, despedimentos e entre tantas outras actividades fazem parte das tarefas do gestor de recursos humanos e costumam dar excelentes histórias para o cinema. A publicação “Gupy” fez uma lista de 5 filmes que não vai querer deixar de ver.
- Moneyball
Um filme que foge do cliché “do treinador que, através da motivação, consegue transformar um grupo de atletas que já não acredita em numa equipa vencedora”. “Moneyball”, que conta com Brad Pitt, conta a história do responsável pelo Oakland Athletics — uma equipa de baseball com falta de dinheiro —, que elabora um sistema de estatísticas com a ajuda do economista Peter Brand com o intuito de contratar novos atletas.
Esse sistema avalia as melhores características de cada profissional, exigindo dele apenas isso. Assim, com um método revolucionário de contratação, a equipa, que estava a atravessar uma crise, começa a alcançar resultados extraordinários.
- Happy Feet
Neste filme, o pinguim imperador conhecido como Mano (Elijah Wood) nasce totalmente desafinado num ambiente onde, por tradição, todos os pinguins são óptimos cantores. Por isso, Mano é discriminado uma vez que os outros não lhe reconhecem o seu verdadeiro talento: o sapateado.
É um filme bastante inspirador, pois o ambiente onde Mano se encontra pode ser comparado com o das organizações com costumes tradicionais. “Happy Feet” ensina lições sobre sinergia, inovação, preconceito e chama a atenção para problemas ambientais.
- O Diabo Veste Prada
Um clássico que mostra a jornada de uma jovem recém-formada, Andrea Sachs (Anne Hathaway), que acaba de conseguir um trabalho como assistente de Miranda Priestly (Meryl Streep), uma importante editora da Runaway Magazine.
“O Diabo Veste Prada” é muito interessante, pois mostra a importância de um agradável clima organizacional, e que, muitas vezes, o emprego dos sonhos pode não ser aquilo que se espera.
Excesso de trabalho e competitividade podem prejudicar os profissionais, tornando-os menos felizes. O filme mostra o quão é importante conviver bem numa empresa para manter o bem-estar de todos.
- Obrigado Por Fumar
Um filme que conta a história de Nick Naylor (Aaron Eckhart), porta-voz de uma das grandes empresas de cigarros dos Estados Unidos. Ele é responsável por defender a imagem da criticada indústria do tabaco, o que acaba por afectar a sua relação com o filho.
A personagem principal vê-se confrontada com o papel que desempenha perante a sociedade. “Obrigado por Fumar” transmite a lição de que, no mundo corporativo, todos estão expostos a inúmeras situações que podem afectar o trabalho, como tal, saber ter postura e lidar com as informações é uma boa dica para garantir um futuro promissor.
- O Estagiário
A atribuição mais básica e também a mais complicada dos recursos humanos de uma empresa é recrutar o profissional mais adequado para um cargo. É exactamente isso que observamos nesta comédia com Robert de Niro.
Robert interpreta o papel de um viúvo solitário que, para não ficar vítima de uma rotina “chata”, acaba se candidatar a um cargo de estagiário numa empresa, o que gera alguma estranheza.
Trata-se de um filme que estimula os profissionais de recursos humanos, pois desvia o foco dos protocolos, dados estatísticos e procedimentos que fazem parte da estrutura de uma organização para o elemento humano.