Se gostava de ter uma experiência fora de Portugal, nestes três países pagam a quem for para lá viver

As cidades europeias com populações em declínio estão a oferecer incentivos monetários generosos aos novos residentes vindos de outros países ou regiões, de acordo com a Euronews.

Muitas zonas rurais têm populações em envelhecimento à medida que os jovens se mudam para as grandes cidades ou optam por não ter filhos, o que obriga a combater a reposição de gerações. Como tal, alguns governos locais estão a encorajar os estrangeiros a fixarem residência através de subsídios de realojamento e benefícios financeiros.

De Espanha a Itália, estes são os lugares na Europa que estão a seguir esta tendência, comprometendo-se a pagar a quem se deslocar para lá.

 

Albinen, Suíça

Albinen nos Alpes suíços é o lar de menos de 250 residentes. Para aumentar a sua população, o pequeno município oferece um pagamento de mais de 50.000 euros a famílias que se mudem para lá. Empoleirada numa encosta de montanha no cantão de Valais, a pitoresca aldeia fica a pouco mais de uma hora de carro da famosa estância de esqui de Verbier.

Os adultos com menos de 45 anos receberão 25.000 francos suíços (25.300 euros) para se mudarem para lá, mais 10.000 francos suíços (10.120 euros) por criança. A proposta é, no entanto, apenas para cidadãos suíços ou estrangeiros elegíveis que tenham vivido na Suíça o tempo suficiente para obterem uma autorização de residência C. Os requerentes são também obrigados a viver numa casa com um valor mínimo de 200.000 francos suíços (202.310 euros) e devem comprometer-se a viver em Albinen durante 10 anos.

 

Rubia, Espanha

A aldeia espanhola de Rubia, na Galiza, vai pagar a expatriados até 150 euros por mês para lá viverem. Esta iniciativa é dirigida às famílias, com a esperança de aumentar o número de estudantes nas escolas locais. Rubia está localizada no noroeste de Espanha, a 2,5 horas de carro a leste de Santiago de Compostela.

 

Calábria, Itália

Caso pretenda deslocar-se para uma aldeia na região Calábria, a sudoeste de Itália, com 2.000 habitantes ou menos irá render-lhe até 28.000 euros. Os interessados em candidatar-se devem ter 40 anos ou menos e mudar-se no prazo de 90 dias após a sua candidatura ter sido aceite, devendo também começar um negócio ou encontrar emprego.

Ler Mais