Se pondera enveredar pelo sector tech, estas são as quatro áreas mais solicitadas no mercado (e tendências para 2023)

O relatório “O estado do Sector Tecnológico em Portugal” da Ironhack revela que há um gap entre o talento tecnológico e as necessidades das empresas, muito devido ao aumento dos salários internacionais e à dificuldade que existe em contratar profissionais vindos do estrangeiro e identifica quais as principais tendências que irão marcar as quatro áreas da tecnologia mais solicitadas no mercado.

Ora tome nota:

· Web Development
Posições de full-stack, back-end, e front-end constituem quase 50% das posições abertas na área de web development, seguidas por funções de liderança e gestão de projectos (25%). À medida que a internet avança para a web3, os programadores irão desempenhar um papel crucial no desenvolvimento de tecnologias como a realidade virtual e aumentada e inteligência artificial. Além disso, terão de actualizar continuamente as suas competências para acompanharem as expectativas da indústria e a procura de talentos especializados, tais como programadores de software e engenheiros de apoio AR/VR. À medida que a IA e IoT se tornam cada vez mais importantes, também se espera que os salários nesta área cresçam.

 

· Data Analytics
Podemos esperar aumentos salariais de até 23% para profissionais de análise de dados. A utilização de dados irá aumentar cada vez mais, o que significa que o gap de talento irá expandir-se à medida que mais funções nesta área se tornam disponíveis.

 

· UX/UI Design
Já na área de UX/UI Design, os seus profissionais vão ver o seu papel evoluir e expandir-se, sendo que haverá uma maior necessidade de produtos e serviços mais bem desenhados e user-friendly. Iremos ver uma procura por candidatos mais especializados em áreas como user interface, interface gestual ou interface guiada por voz.

 

· Cibersegurança
Enquanto a inteligência artificial pode ser vista como uma forma de apoiar os esforços de cibersegurança, deep fakes e reconhecimento de voz podem efectivamente ser ameaças à segurança online de uma empresa. Além disso, os ataques são cada vez mais elaborados e difíceis de detectar. Neste sentido, para lidar com as ameaças já existentes e prevenir que novas ocorram, Portugal verá um aumento das funções em cibersegurança e mais esforços em formar talento nesta área.

Ler Mais