Se quer aumentar a motivação no trabalho concentre-se nesta competência (quem o diz é uma psiquiatra licenciada em Harvard)

Gabriella Rosen Kellerman, psiquiatra licenciada em Harvard, afirma que o sentimento de importância é crucial para aumentar a motivação no trabalho e, recentemente, Adam Grant, psicólogo comportamental da Wharton, corroborou esse sentimento, avança a CNBC Make it.

 

No livro “Tomorrowmind”, escrito em parceria com o psicólogo Martin Seligman, Gabriella Rosen Kellerman categoriza o sentimento de importância como uma das três competências essenciais que determinam «quem terá sucesso na enorme incerteza e volatilidade» do local de trabalho moderno. Através de pesquisa, descobriram que a importância está directamente ligada a resultados corporativos positivos, como maior satisfação no trabalho e maior probabilidade de conseguir uma promoção.

Os profissionais que desenvolveram um sentimento de importância no trabalho sentem que os seus esforços são importantes e servem um propósito. Contudo, raramente é possível testemunhar esse impacto directo em tempo real e essa desconexão entre o esforço e o impacto aumenta o stress e o burnout, revela a pesquisa.

«Saber que estamos a ser úteis para outro ser humano tem um enorme significado. E precisamos que os gestores partilhem essa narrativa da importância de forma eficaz», disse Kellerman à CNBC Make It.

Kellerman e Grant partilham as principais dicas para que cada profissional possa cultivar um sentido de propósito e significado no seu trabalho e para ajudar os gestores a motivarem os seus colaboradores e a si mesmos.

Partilhe as histórias de quem é impactado

Os gestores transmitirem a importância do trabalho dos seus colaboradores não é surificente, as histórias e os rostos dos seus beneficiários directos devem ser partilhados na organização, diz Grant.

Para motivar os colaboradores e criar um sentido de propósito, Grant sugere que os gestores façam uma lista de todos os cargos na empresa e perguntem, se cada um desses empregos não existisse, quem seria mais afectado e estaria em piores condições. As pessoas que surgem nas respostas a essa pergunta são aquelas cujas histórias devem ser levadas para a organização, acrescenta.

Use um “mapa de importância” para mostrar o efeito cascata do trabalho dos colaboradores

Kellerman também sugere o uso de uma ferramenta para gestores que desenvolveu com Seligman e outros investigadores, chamada “mapa de importância”. Neste mapa de círculos concêntricos, os gestores podem mostrar os efeitos em cascata que o trabalho de cada colaborador tem na organização e fora dela.

O círculo mais interno contém o nome do colaborador e os valores associados. Cada círculo vai alargando na organização, mostrando as equipas e indivíduos nos quais o seu trabalho tem impacto, até ao último círculo, que diz respeito aos resultados e métricas da organização. O gestor deve contactar as pessoas em cada um destes círculos para obter histórias sobre os resultados do seu trabalho e como utilizam o trabalho realizado por esse colaborador ou equipa específica, sugere Kellerman.

Ter essas conversas regularmente faz com que os colaboradores se sintam valorizados e mostrar o seu valor para a organização com exemplos concretos aumenta a sua motivação para um melhor desempenho, diz Kellerman.

Não espere que os seus gestores tomem medidas

Embora a importância seja cultivada com mais sucesso quando vem de outras pessoas, também pode tentar conseguir isso sozinho com “um pouco de trabalho de detective”, realça Kellerman. Acompanhar as suas conquistas, marcos e o feedback que recebe podem ajudá-lo a ver a sua melhoria e impacto em tempo real.

Também pode agir e criar essa cultura de valorização na organização. «Mesmo que não seja um gestor, faça isso pelos seus colegas», defende Kellerman. Pode pedir aos seus colegas que troquem ideias juntos, para mostrar apreço pelo trabalho uns dos outros.

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