Sector dos eventos cresce
“O sector dos eventos está a crescer”, esta é uma convicção partilhada por Nuno Sousa Pinto, director de Produção do Rock in Rio e Linda Pereira, CPL Events, presentes no II Encontro Nacional de Estudantes de Gestão e Organização de Eventos, que teve lugar na semana passada na Faculdade de Medicina Dentária em Lisboa.
Nuno Sousa Pinto dá o exemplo do Brasil, onde está prevista a realização de dois eventos de grande escala no futuro próximo: o Mundial de Futebol e os Jogos Olímpicos. Linda Pereira, por seu lado, utiliza dados para incentivar os estudantes a apostar nesta área: “O sector dos eventos, a nível internacional, é o que mais vai crescer no próximo ano: 4,3%, sendo que ao nível dos Congressos prevê-se um crescimento de 9,7%.”
No caso português, Nuno Sousa Pinto referiu que “a organização da EXPO ‘98, do Euro 2004 ou do Rock in Rio são exemplos internacionais de credibilidade”. Por sua vez, Fernando Amaro, Director de Marketing do Montepio, defendeu ideias como a deslocalização regional de eventos, ao referir que “é preciso levar cultura e eventos para outras localidades”.
“Prevenção, protecção e intervenção”, são os conceitos chave para a organização de eventos defendidos por José Faísca, Coordenador de Produção do Pavilhão Atlântico, que referiu, ainda, a importância dos briefings no processo de planeamento do evento. Uma ideia defendida também por Miguel Júdice, CEO do Lágrimas Hotels, que refere que “um bom briefing é a base para um bom evento”. O empresário aproveitou para incentivar os estudantes a procurarem experiências “lá fora” de forma a trazerem conhecimento para Portugal.
Outros temas abordados, foram a sustentabilidade dos eventos, por Norma Franco, da E.value, que referiu que o público é responsável por grande parte de emissões de dióxido de carbono dos eventos, e que essa situação pode ser minimizada através do planeamento de medidas de transporte colectivo, e ainda a segurança dos eventos. O ex-futebolista Paulo Futre também esteve presente dando uma palestra sobre motivação e Filipa Oliveira da Realizar, centrou-se, em particular, na gestão de eventos de grande escala.