Seis áreas em que deve desenvolver competências se quer aumentar a sua empregabilidade

Se quer tornar a sua procura de emprego mais produtiva é importante saber quais as melhores competências para aprender este ano. O Alerta Emprego revelou algumas competências relevantes, pelas quais os empregadores estão dispostos a pagar mais.

 

Tome nota:

1. Inteligência Artificial (IA)
As ofertas de emprego que pedem competência em Inteligência Artificial têm vindo a aumentar. E, sendo um campo emergente, pode desenvolver as suas competências com os avanços da tecnologia.

Um emprego em IA exige competências técnicas, como conhecimentos de máquinas, processamento de linguagem e visão computacional, mas também interpessoais, como curiosidade em aprender coisas novas e gosto pelo trabalho em equipa.

 

2. Sustentabilidade
Os consumidores exigem mais cuidados e transparência com a sustentabilidade, pelo que as empresas dão mais atenção e gastam mais fundos neste campo. Existem inúmeras competências que pode aprender para ajudar uma empresa a tornar-se “verde”.

3. Redes Sociais
O conhecimento de redes sociais é altamente valorizado. Toda a gente está nas redes sociais. O ideal é especializar-se numa área, mas aprender um pouco sobre cada plataforma.

Se quer aprofundar as suas competências em redes sociais comece como um especialista: aprenda as melhores práticas para vídeos do YouTube ou como escrever a melhor informação no LinkedIn. Seja uma pessoa confiável, não outro faz-tudo nas redes sociais.

4. Empatia
Não ignore as soft skills, porque são absolutamente essenciais. A empatia é uma competência fundamental que irá diferenciá-lo no trabalho.

Embora essenciais, especialmente em funções voltadas para o cliente ou centradas nas pessoas, a empatia e a inteligência emocional não é algo que simplesmente coloque na secção de competências no seu currículo. Esta é uma competência que pode demonstrar através de uma história na sua carta de apresentação e como trata todos no escritório.

5. Redacção
Os redactores tornam-se mais valiosos do que nunca, porque podem pegar numa cópia excessivamente floreada e enigmática gerada por IA e fazer com que pareça que foi escrita por um humano.

Quando a escrita de IA é combinada com um editor forte o resultado permanece rápido, mas a qualidade é exponencialmente superior.

6. Competências físicas
Os trabalhos relacionados com competências físicas são uma opção para quem não tem formação universitária, mas também profissões que podem aumentar proporcionalmente as suas competências e o rendimento ao longo do tempo. Canalizador, mecânico ou electricista serão sempre profissionais necessários.

Ler Mais