Seis dicas apara um regresso ao trabalho suave (mas produtivo)

O Verão está quase a acabar e, com ele, vão as férias. Neste sentido, torna-se relevante perceber que alterações podem ser feitas para suavizar o regresso ao trabalho. Para ajudar a combater estes ‘sintomas’, a consultora de recursos humanos Kelly partilha seis dicas que podem ser úteis.

 

1. Listar as tarefas antes de ir de férias: Depois da tempestade, vem a bonança. Criar uma to-do list contribui para uma gestão mais eficiente do tempo e potencia uma melhor produtividade, visto que ajuda a ter noção do que falta fazer e do que já está feito. Não é aconselhável construir uma lista com inúmeros objectivos dado que poderá aumentar, de forma desnecessária, o stress antes dos momentos de descanso.

 

2. Reservar a primeira manhã de regresso para fazer pontos de situação: Após algum tempo fora, é normal sentir confusão e sobrecarga de informação, daí ser tão importante dedicar a primeira manhã a compreender o que se passou durante o período de ausência e delinear um plano que contemple os próximos passos.

 

3. Formular uma estratégia de emails: Ter muitos emails na caixa de correio não é obrigatoriamente um mau sinal, sabendo que muitos podem ser spam, anúncios ou apenas histórico de conversas anteriores. Um estudo realizado pelo instituto Statista prevê que, até 2025, vão ser enviados e recebidos um total de 376 mil milhões de emails a nível global. Neste sentido, a categorização e organização de temas por pastas pode facilitar bastante a gestão das centenas de emails ainda por ler.

4. Comunicar com os pares: A comunicação é a base de qualquer relação, incluindo a laboral. A primeira semana pós-férias pode ser avassaladora, mas uma boa maneira de tornar o processo mais leve é contar com a companhia dos colegas, nem que seja só para uma pausa de café, para uma atualização mais descontraída.

 

5. Conhecer os limites: Às vezes, menos é mais. Aquando do regresso, pode ser normal acreditar que é necessário ajustar o horário de trabalho com o intuito de compensar o atraso, contudo este aumento de horas terá uma influência negativa no desempenho não só a curto como a longo prazo. De modo a garantir a continuidade e a fluidez do trabalho, deve ser elaborado um plano entre os colegas de equipa para uma distribuição eficaz e justa das tarefas em lista de espera.

6. Privilegiar o auto-cuidado: Antes de começar a trabalhar novamente, recomenda-se retomar uma das tarefas do quotidiano tais como ir às compras ou limpar a casa, por serem parte da rotina diária e ajudarem na mudança do chip das férias para o de trabalho.

Ler Mais