Seis dicas (preciosas) para chegar ao fim do ano com mais dinheiro na poupança

Com o objectivo de contribuir para uma maior sensibilização à poupança, a Nickel, instituição financeira de pagamentos, partilha seis dicas para simplificar os pagamentos e eliminar possíveis constrangimentos financeiros em 2024.

Ora tome nota:

1) Investir em educação financeira
Quando se trata de organizar as finanças pessoais, o conhecimento revela-se como o principal aliado. Maiores níveis de literacia financeira permitem mesmo maiores níveis de poupança e de aplicação destas economias.

E esta é uma preocupação que deve ser transversal a toda a família. Até mesmo junto das crianças é importante fazer esta sensibilização, através da gestão, pelas mesmas, da sua mesada, ajudando os mais novos na planificação dos seus gastos mensais, através de esquemas ou tabelas ilustradas e coloridas, que divirtam, mas também responsabilizem e sensibilizem os mais novos para o tema da gestão orçamental.

A literacia financeira está na ordem do dia e não é por acaso, pois trata-se de um instrumento que ajuda ao combate da fraude, reduz as desigualdades entre a população, contribui para o aumento da poupança das famílias, sensibilizando ainda para as poupanças mais adequadas a cada perfil. O investimento na educação financeira é também uma aposta certa para o futuro de sociedades mais informadas.

 

2) Pagar em primeiro lugar 
Esperar pelo fim do mês para poupar o que sobra é a estratégia mais comum para a maioria das pessoas. No entanto, uma das melhores práticas de finanças pessoais é inverter a metodologia e poupar antes de gastar. Ou seja, estimar o valor de poupança adequado ao orçamento e separá-lo, logo no início do mês. Este valor deve permanecer separado do resto do dinheiro, especialmente do que é usado no dia-a-dia, para que não seja necessário recorrer ao mesmo.

 

3) Ter um orçamento mensal 

Ler Mais