Seis estratégias para promover uma liderança mais ágil

Com o mundo dos negócios cada vez mais imprevisível, é crucial que os gestores e donos de empresas sejam capazes de assumir uma liderança ágil e melhorem as suas competências nesta área. Rita Maria Nunes, Country Manager da The Alternative Board (TAB) Portugal, indica seis técnicas para atingir essa meta.

São elas:

1. Procure novas oportunidades
A agilidade empresarial é valiosa porque fornece aos líderes a capacidade – senão mesmo a vocação – para aproveitar novas oportunidades quando estas surgem. Neste sentido, esteja atento e pense em potenciais novas fontes de receitas para os seus produtos e serviços, bem como em formas inovadoras de modernizar as operações comerciais.

 

2. Partilhe uma visão do futuro
Grande parte dos trabalhadores costuma estar focada nas suas funções e responsabilidades diárias, pelo que cabe ao líder a agilidade de estar um passo à frente. Isto é, formular uma visão de longo prazo sobre o rumo do negócio, identificar como espera lá chegar e deixar isso claro internamente. Tal ajuda todos os membros da equipa a permanecerem alinhados nos pontos importantes para o sucesso do negócio. Esta mentalidade permite que as equipas possam aprimorar processos e obter melhores resultados a diferentes níveis.

 

3. Adopte a abordagem dos 3 C
Os líderes ágeis devem ter uma abordagem dos 3 C: Colaboração, Coordenação e Comunicação. A colaboração envolve todos os stakeholders no sentido de trabalharem em conjunto para cumprir prazos de projectos e a evolução de novas formas de pensar.

Já a coordenação ajuda os líderes e as suas equipas a permanecerem sincronizados durante toda “a vida útil” de um projecto ou iniciativa. Por sua vez, a comunicação é contínua e adaptada para fornecer clareza a todos na equipa de trabalho. Esta abordagem ajuda a prevenir mal-entendidos e assegura que todos trabalhem em torno do mesmo objectivo.

 

4. Incentive o feedback e fique aberto a mudanças
Seja qual for o estado do mercado ou do sector de actividade em que se encontra, é quase certo que as suas condições mudarão no futuro. Para manter abertura à mudança, enquanto líder, deve incentivar a participação de todos, novas ideias e sugestões dos colaboradores sobre como melhorar as operações. Em paralelo, deve adoptar uma atitude não defensiva ao receber críticas e feedback em geral. Nunca se sabe de onde vem a próxima grande ideia de negócio.

 

5. Mantenha a porta do escritório aberta
Uma liderança ágil evita, desde logo, o acumular de burocracia. Foque-se, por isso, em eliminar a burocracia sempre que possível e permitir que as operações avancem com o mínimo de obstáculos possível. Mantenha uma política de porta aberta, permitindo desde logo três coisas importantes junto dos seus colaboradores:

–  Vão sentir-se em contacto com a liderança executiva;

–  Vão compreender (ainda) melhor os objectivos e missão gerais da empresa;

–  Vão comunicar mais ideias e soluções para problemas existentes no local de trabalho.

Em suma: os trabalhadores devem sentir-se acessíveis, quer seja um chefe de departamento a dar a sua opinião sobre uma ideia ou um executivo a participar numa sessão de brainstorming.

 

6. Priorize sempre a experiência do cliente
Liderar uma empresa não é um romance e todos sabemos que pode ser complicado gerir tantas tarefas e pessoas na correria do dia-a-dia. É fácil ficar preso a operações comerciais. Para combater isso, enquanto líder delegue tarefas administrativas e operacionais a outros membros da equipa, para que possa permanecer focado na experiência do cliente.

Tenha como meta uma maior retenção de clientes e formule questões como: De que modo podemos melhorar a forma como os clientes interagem com a nossa empresa? O que é possível melhorar dentro da estrutura que resulte num maior benefício para os clientes?

Lembre-se: valorizar a experiência do cliente garante que todos se dediquem às tarefas de maior prioridade e que agreguem valor ao negócio. Deste modo, há que remover obstáculos que surjam pelo caminho e apoiar a equipa a eliminar perdas de tempo.

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