Seis passos para promover a transição verde e potenciar o talento

Para que os empregadores consigam promover a transição verde e potenciar, paralelamente, o talento, o ManpowerGroup  considera importante que considerem as cinco principais conclusões que podem ser retiradas do seu estudo Green Business Transformation Whitepaper e as integrem na definição das suas estratégias de talento com competência verdes.

 

São elas:1ª conclusão: Incluir os profissionais na transição verdeUma grande parte das indústrias verdes é ainda muito recente. Por este motivo, alguns trabalhadores revelam-se preocupados com o ritmo acelerado de mudança, podendo não compreender de que forma as competências que já possuem se poderão traduzir em carreiras de sucesso em indústrias e sectores emergentes. Assim, de forma a integrarem os seus profissionais nos seus processos de transição verde, é importante que os empregadores sejam claros a comunicar essa visão.

2ª conclusão: Partilhar a sua história em sustentabilidadeComo verificado, uma parte significativa dos candidatos considera que uma liderança ambiental pode influenciar positivamente a sua avaliação das oportunidades de emprego. Nesse sentido, é importante que as empresas comuniquem claramente as suas histórias de sustentabilidade, já que estas poderão contribuir para reforçar a sua proposta de valor de empregador.

3ª conclusão: Construir competênciasPara acelerar a transição e a adopção de tecnologias verdes, as empresas necessitam de uma força de trabalho qualificada e inovadora. No entanto, esse talento é hoje escasso. Segundo dados do Fórum Económico Mundial, cerca de 60% da força de trabalho global irá precisar de requalificação profissional e de actualização de competências até 2027.

Como consequência, as empresas devem privilegiar a contínua formação das suas equipas, através de programas de upskilling e reskilling em larga escala. Só assim poderão construir as competências que lhes permitirão reforçar a sua diferenciação e desenvolver os seus resultados.

4ª conclusão: Tirar partido do poder dos dadosCom crescente digitalização do trabalho nas empresas dos mais variados sectores, existem, hoje, cada vez mais fontes de dados e ferramentas de suporte, como o machine learning e a inteligência artificial, que permitem obter informações relevantes sobre o talento disponível e as necessidades atuais e futuras da empresa.

O planeamento estratégico de talento, com o uso de dados e analítica, é atualmente fundamental para garantir que uma empresa tem os profissionais certos para alcançar os seus objectivos e implementar a sua estratégia de transição verde.

5ª conclusão: O momento para iniciar a transição é agoraDados da International Energy Agency revelam que a transição verde irá criar até 30 milhões de novos empregos, numa altura em que a escassez de talento está a aumentar, devido ao abrandamento do crescimento populacional e ao envelhecimento da força de trabalho na maioria das economias avançadas.

Por este motivo, é fundamental que as empresas definam as suas estratégias rapidamente, começando já hoje a trabalhar na preparação e capacitação das suas equipas para a transição verde.

Ler Mais