Semáforos podem vir incluir uma quarta cor. Saiba qual e porquê

Um recente estudo realizado por uma equipa de investigadores da Universidade da Carolina do Norte concluiu que a adição de uma nova cor aos semáforos de trânsito poderá trazer melhorias a determinados aspectos da condução, nomeadamente ao reduzir significativamente os congestionamentos rodoviários.

 

A Visão revelou que, segundo simulações computacionais realizadas pelos investigadores, a existência de uma quarta cor, cuja tonalidade o estudo assumiu como branca, utilizada especificamente com a presença de veículos autónomos, ou seja, sem condutor, serviria para sinalizar esses veículos bem como melhorar o tempo de deslocação, eficiência e a segurança rodoviária de todos os condutores.

Os cientistas envolvidos no estudo acreditam que o novo sistema de semáforo, com recurso à inteligência artificial, poderá ajudar a evitar vários engarrafamentos e grandes volumes de trânsito ao permitir que sejam os próprios veículos autónomos a determinar as suas rotas de forma mais eficiente e menos dispendiosa.

O novo sistema de trânsito exige ainda que ocorra comunicação entre os próprios veículos autónomos, bem como a comunicação desses carros com as infraestruturas de tráfego, ou seja, os semáforos.

Desse modo, a nova cor do sistema de semáforos só seria ativada através da acumulação de um determinado número de veículos automatizados perto de um cruzamento ou engarrafamento. «Este estudo pressupõe um ambiente totalmente conectado em que todos os veículos partilham a sua velocidade e localização atuais com um controlador central sem qualquer atraso ou falha de comunicação», pode ler-se no estudo.

Ler Mais