Sente que há solidão na sua equipa? Combata-a com estes (simples) passos. O primeiro é medi-la

Os gestores têm o poder de moldar o ambiente das suas equipas, reduzindo a solidão e promovendo a conexão. Abordar esta questão não é apenas bom para o moral, é essencial para um local de trabalho saudável e produtivo. A Harvard Business Review partilha alguns passos a seguir para ajudar a sua equipa a sentir-se mais conectada.

Veja por onde começar:

Meça a solidão

Comece por avaliar os níveis de solidão na sua equipa. Recolha dados de forma anónima para garantir respostas honestas e uma imagem mais clara da dinâmica social.

Promova pausas nos fluxos de trabalho

Deixe espaço nas agendas para interacções casuais e informais e certifique-se de que a carga de trabalho dos colaboradores não os impede de se conectarem umas com as outras.

Crie uma cultura de conexão

Para cultivar um ambiente de apoio, incentive pequenas acções quotidianas, como conversar com os colegas ou expressar agradecimento, e modele estes comportamentos para promover um ambiente inclusivo.

Construa a socialização no local de trabalho

Organize regularmente actividades sociais, como almoços em equipa ou breves conversas em reuniões. Incorpore-as nas rotinas diárias para facilitar as interacções naturais.

Mantenha as coisas simples

Não há necessidade de eventos muito elaborados. Almoços grátis, happy hours ou check-ins casuais são altamente eficazes e fáceis de implementar.

Aproveite os modelos de trabalho

Incorpore opções remotas e presenciais, como jogos virtuais ou retiros externos, para promover a ligação entre os colaboradores, independentemente de onde e como trabalham.

Aposte nos convites personalizados 

Incentive o engagement convidando pessoalmente os colaboradores para actividades sociais. Um pouco de persistência pode ajudar até os elementos da equipa mais relutantes a sentirem-se incluídos.

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