Sente que podia (e devia) ser mais produtivo no trabalho? Estas dicas vão ajudar

No dia a dia profissional, há muitas tarefas diárias a executar, o que muitas vezes compromete a vida pessoal de cada um. Neste sentido, a New Work SE Portugal, grupo na área das TI, partilha algumas dicas que pode adoptar para ser mais produtivo no trabalho e, assim, conseguir realizar de forma mais eficiente as tarefas programadas.

 

1. Faça uma lista – antes de começar o dia ou semana de trabalho, dependendo do que faça sentido para si, crie uma lista com as tarefas que tem em mãos e, à medida que forem aparecendo novas, adicione-as a essa mesma lista. Assim, conseguirá ter uma visão mais geral das tarefas que tem de finalizar.

 

2. Defina prioridades – hierarquizar as tarefas por prioridade é essencial. Depois de ter a listagem com as tarefas feitas, chegou o momento de organizá-las de acordo com a sua importância ou urgência. E é exatamente por essas tarefas que deve começar. Só depois de terminadas, é que deve passar para as restantes.

 

3. Uma coisa de cada vez: ser multitasking não é compatível com ser produtivo, sobretudo se as tarefas que tiver em mãos exigirem um alto nível de concentração. Se assim for, faça uma coisa de cada vez, para se manter focado e reduzir o tempo necessário para a sua realização.

 

4. Evite distracções: hoje em dia, é muito fácil distrairmo-nos facilmente, com qualquer coisa. Por isso, o melhor é livrar-se dessas distrações. Se for necessário vá para um sítio calmo e sem qualquer ruído que possa ser distrativo. Só assim será possível estar concentrado nas tarefas que tem de realizar. As distrações suspendem tarefas, diminuem a atenção e a concentração e acabam por prejudicar a produtividade.

 

5. Faça pausas durante o dia: é importante ouvir o nosso corpo. À medida que as horas vão passando, o corpo vai dando sinais de cansaço. Quando assim for, significa que chegou o momento de fazer uma pausa. Estas pequenas pausas permitem reduzir o stress e melhorar a atenção e a concentração. O ideal é fazer pausas de, pelo menos, 90 em 90 minutos, aproveitando para tomar um café e conversar com os seus colegas. Além de melhorar a produtividade, irá reforçar as relações interpessoais e criar um bom ambiente de trabalho.

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