![](https://hrportugal.sapo.pt/wp-content/uploads/2023/08/equipa.png)
Sente-se à beira de um burnout? Causa pode não ser (só) o excesso de trabalho…
Quando se gere uma equipa é fácil absorver a carga emocional de quem o rodeia. Saber que um colaborador enfrenta um burnout ou desafios de saúde mental, problemas familiares, de saúde ou financeiros, pode prejudicar o seu próprio bem-estar. A Harvard Business Review deixa estratégias para cuidar de si e apoiar a sua equipa.
Coloque-as em prática:
Procure entender
Ao ouvir os outros, pode evitar assumir as emoções negativas deles ao adoptar uma postura de recolha de informações. Faça perguntas para compreender a situação dos seus colaboradores sem internalizar os sentimentos deles.
Estabeleça limites claros
Proteja o seu tempo agendando horários de expediente e sessões de grupo. Lembre-se de que o seu papel é apoiar profissionalmente a sua equipa, não actuar como terapeuta. Reencaminhe os colaboradores para recursos profissionais quando for necessário.
Reflicta sobre o seu impacto
Reconheça os efeitos benéficos dos seus esforços. Analisar a forma como apoia os seus colaboradores pode proteger o seu estado emocional e reduzir o burnout.
Priorize o autocuidado
Procure o apoio de colegas, um terapeuta ou um coach. Seje mais compreensivo consigo mesmo, reconheça que não consegue resolver os problemas de todos e faça pausas regulares para repor as energias.