Será que os seus colaboradores consideram que é um bom líder? Há um factor essencial

As empresas enfrentam hoje enormes desafios e é difícil equilibrar factores como a escassez de talento, instabilidade geopolítica e o aumento da inflação, juntamente com cuidar dos colaboradores. Ser empático e proporcionar um local de trabalho saudável – que apoie as necessidades dos colaboradores num ambiente algo volátil – é fundamental. O Entrepreneur mostra como. 

Liderança é mais do que apenas ser incisivo, assertivo, confiante ou forte. Uma palavra que muitos não aplicariam imediatamente à liderança é “empatia” e, ainda assim, é um dos factores mais críticos que separam líderes de sucesso daqueles que estão apenas a ocupar o lugar.

Estudos mostram que as qualidades empáticas de um líder impactam directamente nos objectivos de negócios, criando um melhor nível de comunicação, confiança e sentido de valor para os colaboradores. O problema é que muitos CEO não percebem que não são empáticos, avança o Entrepreneur.

Os resultados do State of Workplace Empathy Report de 2023 provam precisamente isso. A pesquisa levada cabo junto de mil pessoas descobriu que 78% dos profissionais consideravam em 2018 que o seu local de trabalho era empático, mas em 2023 esse número caiu para apenas 66%. De forma mais impactante, 67% dos CEO acreditam que são mais empáticos agora do que eram antes da pandemia (mas apenas 59% dos colaboradores concordam).

Espera-se que os líderes assumam a responsabilidade pelas suas organizações. O mundo dos negócios costuma ser considerado um ambiente de alto risco, onde os resultados são importantes e os sentimentos deixados de lado, reservados para actividades mais pessoais.

A importância da empatia na liderança

Para ter sucesso nos negócios e na vida é necessário um nível pessoal de compreensão. É aí que entra a empatia. Ser um líder empático significa reconhecer que a liderança não é uma abordagem única para todos, mas sim compreender genuinamente os desafios, motivações e emoções individuais dos membros da equipa.

Em vez da regra de ouro da liderança tradicional, “faça aos outros o que gostaria que fizessem a si”, a liderança empática rege-se por “faça aos outros o que eles gostariam que lhes fosse feito”.

Mude a perspectiva

Como líder, é fundamental mudar a sua perspectiva de um modelo egocêntrico para um modelo centrado no outro. Em vez de se concentrar apenas na forma como as coisas devem ser feitas, experimente concentrar-se mais em estar em sintonia com as perspectivas únicas da sua equipa e liderar a partir daí.

Aqui estão cinco tácticas para começar.

  1. Elimine as desculpas e a vitimização

Se um colega ou membro da sua equipa continua a apresentar um desempenho inferior e a dar desculpas, entenda qual o seu papel de liderança nessa situação. Não se trata de ter “coração mole” ou aprovar uma cultura de vitimização.

A verdadeira empatia é a mistura de honestidade sem filtros com uma compreensão profunda da narrativa de uma pessoa, reconhecendo como as suas experiências influenciam a sua visão do mundo. Esta distinção é crucial. Também resulta na capacidade de ter conversas mais profundas e adultas com todos os membros da equipa.

  1. Promova o diálogo aberto e adulto

Converse directamente e promova o diálogo aberto e adulto quando houver preocupações. Por exemplo, se alguém está a abusar nas despesas, em vez de impor regras draconianas, converse com a pessoa em causa.

Por exemplo, considere uma pergunta directa como: “Hoje fez XYZ. Isso não parece normal, foi deliberado?” Se sim, pode resolver o erro na hora e seguir em frente, se a resposta for não, pode deixar claro que esse comportamento resultará em falta de confiança para que a pessoa em causa saiba o que esperar de si se isso se mantiver.

  1. Entenda as causas

Se um elemento da sua equipa é um excelente profissional, mas o seu desempenho diminuiu nas últimas semanas, dê-lhe o benefício da dúvida. Analise mais profundamente o “porquê” à medida que as tarefas vão sendo executadas para compreender melhor as implicações e promover mudanças eficazes. Quando se comete um erro, analisa-se, corrige-se e segue-se em frente.

  1. Construa uma cultura de honestidade

Se um membro da equipa estiver com dificuldades, pode haver tendência a tentar melhorar a situação atribuindo as suas tarefas a outra pessoa, na esperança de que seja apenas uma fase. Esta é uma solução de curto prazo para problemas de longo prazo. Empatia é honestidade em acção. Se abordar alguém que acredita que está a esforçar-se para fazer o melhor pela empresa e por si mesmo, já preparou o terreno para uma conversa construtiva e focada em soluções. Assuma que todos querem ser bem-sucedidos e seja honesto sobre as suas expectativas. Isso estabelecerá uma referência clara para esse colaborador e a sua atitude positiva afectará a forma como a mensagem é percepcionada.

  1. Seja transparente

A transparência gera empatia. Seja o mais transparente possível para que todos saibam de onde vem. E aproveito o tempo para aprender de onde vêm os elementos da sua equipa. Depois de haver esse entendimento, tudo o resto encaixará.

Dicas para líderes e empreendedores que querem adoptar práticas de liderança empática:

  • Aprenda a conhecer as pessoas com quem trabalha.
  • Faça perguntas difíceis à sua equipa e ouça – ouça a sério – as respostas.
  • Ouça para escutar, não para responder com os seus próprios pontos de vista.
  • Compreenda as histórias pessoais que influenciam a sua equipa.
  • Acima de tudo, imprima sinceridade em cada interacção.

Quando age assim, lidera com empatia. E um líder empático é aquele que sabe como ser bem-sucedido.

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