Será que vale mesmo a pena ter um perfil no LinkedIn? Sim, mas tem de saber usá-lo
Criar um perfil no LinkedIn é optar por utilizar a internet além dos serviços proporcionados pelas redes sociais mais populares do mundo, como Facebook, Instagram e Twitter. Se usado da maneira correcta, o site, voltado exclusivamente para profissionais, é uma ferramenta que pode abrir portas no mercado de trabalho.
O LinkedIn proporciona aos utilizadores uma plataforma repleta de recursos para que, através do seu perfil, consiguem apresentar os seus conhecimentos, as suas qualificações e as suas aptidões na área em que atuam.
Além disso, a rede social tem outras vantagens:
Ampliar a sua network
Se até há pouco tempo era preciso sorte para encontrar profissionais e possíveis contactos em algum evento onde pudesse acontecer a famosa troca de cartões de visita, hoje, com o LinkedIn, esse processo foi encurtado.
Com um perfil activo e sempre actualizado, é possível encontrar colegas de faculdade, professores, profissionais mais experientes, directores de empresas e uma quantidade imensa de conexões interessantes para ampliar e enriquecer a sua network.
Participar em grupos de discussões
Dentro do LinkedIn existem grupos de discussões voltados para debates de assuntos relevantes no mercado de trabalho em geral ou numa área específica de atuação. Na rede social, é possível acompanhar análises de especialistas, perceber como está o mercado através de depoimentos e de colaborações de pessoas espalhadas pelo país e o mundo. É possível promover conquistas profissionais, um novo emprego, uma promoção, um curso, um projecto pessoal… Quanto mais informações você publica sobre as suas capacidades e as suas qualificações, mais completo ficará o seu perfil no LinkedIn. Ficará em evidência e conquistará a atenção de empresas e de profissionais de RH.
Acompanhar novidades corporativas
De acordo com as suas conexões, com as empresas que adiciona ao seu círculo de interesse e com os grupos de discussões onde participa, a plataforma consegue filtrar quais os assuntos que podem ser interessantes e priorizá-los no seu feed.
Desta maneira, é mais fácil acompanhar as novidades postadas por empresas ou por pessoas. Com isso é possível manter-se sempre actualizado sobre os principais debates e sobre as questões da sua área de especialização ou de interesse.
Realizar candidatura em processos selectivos
O LinkedIn apresenta uma dinâmica muito fácil e eficiente para quem procura uma oportunidade de emprego ou para quem deseja dar novos rumos à sua carreira.