Serão estas as competências mais procuradas no sector de Finanças

A Robert Walters realizou um estudo global com mais de 5500 profissionais e 2200 empresas em 31 países para descobrir qual a evolução da função de Finanças e o que podemos esperar para os próximos anos. 

 

O estudo revela que as competências mais procuradas pelo sector para os próximos anos serão competências analíticas, de auditoria, de orçamento, fiscais, demonstrações financeiras, gestão de riscos, investimentos e folha de pagamento

Quando se fala de ‘’soft skills’’, 48% dos gestores procuram liderança & resolução de problemas; 36% procuram avaliação & análise de riscos e 24%,  pesquisa & relatório.

Já 23% dos gestores procuram competências de comunicação e 20% compreensão do negócio.

O estudo indica ainda que muitos directores financeiros admitem haver um desajuste entre o que as empresas querem que seus departamentos financeiros façam e o que estes podem oferecer.

Quase metade (47%) dos líderes financeiros em todo o mundo afirmam que sua função actual não tem a combinação certa de capacidades para atender às suas prioridades futuras.

Já sete em cada dez (69%) disseram que o papel de um líder financeiro está a mudar fundamentalmente à medida que as tarefas financeiras tradicionais vão sendo automatizadas ou gerenciadas em centros de serviços compartilhados.

Ao perguntar aos líderes financeiros como os profissionais da indústria se podem preparar para funções no futuro, uma percentagem de 55% relatou a necessidade de aperfeiçoamento de competências em tecnologia, seguido por um quarto afirmando que o conhecimento comercial e mercadológico da indústria é fundamental.

Segundo o estudo, as qualificações adicionais em educação e contabilidade e finanças caíram mais ainda na lista de prioridades, com apenas 15% dos líderes financeiros declarando isso como uma necessidade para ajudar a garantir o futuro de sua carreira.

Ler Mais