Serviço Nacional de Saúde procura 40 nutricionistas

A Ordem dos Nutricionistas abriu concurso para a contratação no Serviço Nacional de Saúde (SNS), para os Cuidados de Saúde Primários. 

 

«Até ao momento apenas trabalham nos centros de saúde cerca de 100 nutricionistas, pelo que as novas contratações farão a diferença não só na prevenção da doença, como também na promoção da saúde», afirma Alexandra Bento, bastonária da Ordem dos Nutricionistas.

A contratação de 40 novos nutricionistas estava inscrita no Orçamento de Estado para 2018 e, até ao momento, o SNS tem cerca de 400 nutricionistas.

Nestes cuidados de saúde, cada profissional tem 86 mil utentes a cargo, apesar de o rácio proposto pela Ordem ser 20 mil. Já nos Cuidados de Saúde Hospitalares, cada profissional é responsável por 97 camas, sendo que o rácio proposto é de 75.

Para a Ordem dos Nutricionistas, este é um “pequeno passo, que fará a diferença”, no entanto relembra que, ainda assim, no SNS só existe um terço dos profissionais necessários para cobrir as necessidades da população.

«O aumento de 40% dos nutricionistas nos cuidados de saúde primários é uma medida muito importante. Mas continua a ser um número aquém das necessidades. Deveremos continuar a olhar para a alimentação como uma importante arma na promoção da saúde dos portugueses», refere Alexandra Bento.

Recorde-se que, em Portugal, a prevalência de doenças crónicas associadas a desequilíbrios nutricionais, quer por excesso, quer por défice, assumem níveis preocupantes. Segundo a Direcção Geral da Saúde, metade das causas de doença e de morte no país têm relação directa com a alimentação.

Veja também estas notícias

Ler Mais