Serviços privados de emprego desenvolvem economia
Os serviços privados de emprego favorecem o desenvolvimento económico e social. A conclusão pertence ao relatório “Adapting to Change” divulgado em Portugal, pela Eurociett, (European Confederation of Private Employment Agencies) em parceria com o Boston Consulting Group.
As conclusões de “Adapting to Change” revelam o potencial que os serviços privados de emprego possuem para permitir a adaptação a mudanças sazonais, estruturais e cíclicas no mercado de trabalho.
O estudo revela que 75% das empresas que recorrem ao sector privado de emprego resistem mais a um abrandamento económico, porque conseguem gerir as flutuações do mercado de forma mais eficaz.
“Nesta nova e complexa realidade dos mercados, o papel dos intermediários no mercado de trabalho é crucial. Trabalhadores e empregadores precisam de um intermediário para reagir rapidamente para equilibrar a oferta com a procura, e garantir que os níveis máximos de participação no mercado de trabalho são mantidos”, lê-se em comunicado divulgado pela Associação Portuguesa das Empresas do Sector Privado de Emprego (APESPE).
O relatório avança ainda que os serviços de trabalho temporário criam emprego: 3/4 das empresas utilizadoras não consideram contratar trabalhadores permanentes como uma alternativa ao trabalho temporário. “Aliás, o trabalho temporário reduz o desemprego estrutural – ao criar mais oportunidades de emprego para mais pessoas – bem como assegurando melhor e mais rápida correspondência entre a procura e oferta de trabalho”, lê-se no comunicado da APESPE.