Siemens: «A comunicação é cada vez mais crucial nas organizações»

A Siemens atribui uma grande importância à Comunicação Interna, principalmente no que diz respeito a processos de transformação e restruturação, de gestão de mudança ou de construção de reputação empresarial.

 

Em quase 120 anos de presença em Portugal, a empresa já passou por vários processos de transformação e reconhece a importância de envolver os colaboradores. Hugo Modesto, director de Comunicação da Siemens Portugal, recorda que agora mesmo «a Siemens está num processo de transformação, com um novo posicionamento, em que somos uma empresa líder em tecnologia, com uma nova narrativa, com novas prioridades estratégicas (Customer Impact, Technology with Purpose; Empowered People; e Growth Mindset) e um novo claim (Tecnologia para transformar o dia-a-dia)».

No que diz respeito à Comunicação Interna, existem várias prioridades para o corrente ano, das quais se destacam:

  • Divulgar e esclarecer a estratégia da Siemens junto das pessoas, de forma criativa, para que a entendam e a vivam verdadeiramente, facilitando a promoção de uma mentalidade única, e alinhada com as nossas prioridades estratégicas.
  • Tornar a Siemens Xcelerator – uma plataforma de negócios aberta e digital, que permite a empresas de todas as dimensões e de todos os sectores de actividade, acelerarem a sua transformação digital de forma fácil, rápida e à escala – mais tangível e relevante para colaboradores.
  • Posicionar a sustentabilidade como pilar fundamental do negócio.
  • Reforçar o employer branding no processo de atracção de talentos e na experiência das pessoas, em colaboração com a equipa de People & Organization.
  • Continuar a inovar na forma como são utilizados os canais digitais internos, para que sejam fontes de informação preferenciais, apelativas e dinâmicas.

 

Algumas das estratégias seguidas para atingir estes objectivos são:

  • Implementar uma cultura que valoriza a inovação e a tecnologia (promovendo envolvimento e participação; aumentando o foco no mobile e nas plataformas de redes sociais; encontrando soluções para alcançar os colaboradores que não trabalham nos escritórios, etc.)
  • Promover ainda mais o diálogo e o envolvimento, a todos os níveis da organização (implementando mecanismos para recolha regular de feedback; fortalecendo o diálogo regular com os líderes e promovendo o intercâmbio dentro e entre equipas, etc.)
  • Envolver e activar uma rede interna de influenciadores (fortalecendo o intercâmbio e a colaboração dentro da comunidade interna; fornecendo orientações claras sobre as prioridades estratégicas e equipando a comunidade com as ferramentas mais adequadas para que possam partilhar informações relevantes, etc.)
  • Recorrer ao storytelling e tornar a comunicação mais tangível (privilegiando o vídeo e os podcasts em vez do texto escrito; passando as mensagens através de histórias pessoais e casos de uso; utilizando um tom de voz forte, activo e aspiracional, etc.);

 

Hugo Modesto explica que «a Siemens liga os mundos real e digital como nenhuma outra empresa, e cria tecnologias que capacitam os seus clientes a transformar as indústrias em que operam, e que são cruciais para qualquer economia, como as infra-estruturas, a energia, a indústria, a mobilidade e a saúde. E esta aposta na digitalização também se reflecte nos canais que utilizamos para comunicar – interna ou externamente. Por isso destacava as townhall meetings corporativas em formato híbrido, que têm registado uma afluência muito significativa (sempre com mais de 1000 colaboradores a participar) e com grande envolvimento, a nossa rede social interna, o Viva Engage, com o canal de Portugal a contar actualmente com mais de 1150 membros e o SiemensWorld, a nossa intranet onde publicamos artigos sobre os mais diversos temas e em várias línguas. Outra plataforma lançada recentemente que também foi muito bem acolhida pelas nossas pessoas é o CEO e CFO corner, uma plataforma digital através da qual podem ser submetidas perguntas, sugestões ou opiniões, que são directamente comentadas pela nossa administração».

A Siemens tem também momentos de celebração, como por exemplo um evento no verão onde é conjugado o reconhecimento dos melhores projectos do ano, com a entrega dos respectivos prémios. Em 2025 a Siemens completa 120 anos de presença em Portugal, pelo que a equipa de Comunicação Já está a trabalhar em formatos inovadores para assinalar esta efeméride.

Hugo Modesto refere ainda a STAR (Share Thanks and Recognition), que é não apenas uma plataforma de comunicação interna, mas também de reconhecimento pelos pares. Esta ferramenta permite reconhecer e recompensar os colaboradores pelos projectos bem-sucedidos e pelos contributos que dão à empresa e às equipas a que pertencem.

Relativamente aos tipos de conteúdos veiculados pela Comunicação Interna, o responsável destaca temas tão variados como: alterações na organização, na estratégia ou na estrutura da empresa; principais objectivos; projectos de referência e casos de sucesso; resultados financeiros trimestrais e anuais; novas compensações e benefícios; acções de responsabilidade corporativa e de voluntariado, nas quais os colaboradores se podem inscrever; formações e workshops; alterações nas instalações; e melhorias feitas aos espaços de trabalho, entre muitos outros.

Para que estas comunicações envolvam todos os colaboradores, Hugo Modesto considera «fundamental respeitarmos o regime de trabalho híbrido, o local onde se encontram, o tipo de função e as diferenças culturais e linguísticas. Ou seja, temos diferentes realidades e dinâmicas que têm de ser tidas em conta nas actividades de comunicação interna. Assim, sempre que temos um tema para comunicar, desdobramo-lo pelos diferentes canais, adaptando o conteúdo para que seja o mais inclusivo e impactante possível».

Esta heterogeneidade, aliada às transformações de que o mercado de trabalho tem sido alvo nos últimos anos, destaca ainda mais a importância da Comunicação Interna: «Imagine o desafio para uma organização com mais de 3600 colaboradores, que tem aumentado, em média, 300 novos colaboradores por ano, tendo actualmente 292 vagas abertas e com colaboradores de quase 70 nacionalidades. Isto quer dizer que no contexto actual do mercado de trabalho nacional e internacional, um dos principais desafios que as empresas enfrentam é o recrutamento e a atracção dos melhores talentos, principalmente as que actuam no sector tecnológico, como é o nosso caso».

Esta realidade impactou a forma como a Siemens comunica, mas não só internamente. É por isso que a organização aposta cada vez mais em acções de employer branding com o objectivo de mostrar o que é a Siemens hoje. Uma empresa tecnológica, que combina o mundo real e digital, em áreas estratégicas da economia como seja a indústria, infra-estruturas, edifícios e mobilidade; e um empregador de eleição com uma proposta de valor assente em três premissas:

 

Impacto: desde o primeiro dia, os colaboradores estão capacitados para criar impacto positivo na sociedade com os projectos, actividades e tecnologia que desenvolvem, utilizando todo o seu potencial e criatividade para fazer a diferença por um amanhã melhor.

 

Cultura: uma cultura inclusiva e diversa que incentiva as pessoas a serem elas mesmas.

 

Carreira: uma grande variedade de carreiras globais em diversas áreas de negócio, países e funções, para que as pessoas se mantenham sempre relevantes, através, por exemplo, de formação contínua, para que consigam lidar com o mundo em constante mudança.

Um exemplo de projecto de Comunicação Interna no último ano foi a campanha das Coisas Boas, realizada de dentro para fora, «com os objectivos de promover os benefícios que proporcionamos às nossas pessoas e assim atrair novos talentos, fundamentais para que possamos continuar a desenvolver projectos de qualidade, ao nível do que de melhor se faz no mundo, e para que possamos continuar a crescer. Os nossos colaboradores foram os protagonistas desta campanha, seleccionando os benefícios que mais valorizavam e mostrando o impacto positivo real que estes têm nas suas vidas e nas das suas famílias. A autenticidade que as nossas pessoas trouxeram à campanha influenciou, com toda a certeza, os bons resultados que alcançámos », relata Hugo Modesto.

Para recolher o feedback dos colaboradores a Siemens lança, duas vezes por ano, o Siemens Global Engagement Survey (SGES), um inquérito interno global que fornece informações relevantes sobre diversos temas, como o modelo de trabalho híbrido, colaboração, gestão de tempo, equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, remuneração, reconhecimento, entre muitos outros. Localmente, são feitos ainda inquéritos específicos sobre as instalações, benefícios mais valorizados pelas pessoas, ambiente, saúde e segurança no trabalho, entre outros. Os resultados destas iniciativas são analisados por equipas multidisciplinares e são definidas medidas de melhoria, sempre que se justifique.

Hugo Modesto acrescenta que «em linha com a nossa cultura de transparência e de comunicação contínua e bidireccional, organizamos o que considero um formato muito poderoso, os townhall meetings, nos quais todos são convidados a colocar questões e a partilhar a opinião sobre os mais diversos temas. Só escutando as nossas pessoas é que conseguimos conhecer e agir em conformidade. De destacar que muitas das iniciativas e benefícios já implementados são resultado de sugestões feitas pelos próprios colaboradores».

Em termos gerais, o responsável acredita que «a comunicação é cada vez mais crucial nas organizações, pelo papel que desempenha na divulgação, reforço e esclarecimento, seja da cultura organizacional, na criação do sentido de pertença e de união, na transformação operada, na estratégia da empresa para que assim todos possam contribuir para os objectivos globais relacionados com a digitalização e a sustentabilidade (e que o contributo de todos importa e faz a diferença); e, claro, construir uma rede de embaixadores e influenciadores internos porque, como tão bem sabemos, as pessoas acreditam em pessoas, muito mais do que acreditam em marcas, e esta comunidade pode ser extremamente poderosa».

Esta rede de embaixadores serve para «mostrar quão interessante e motivador é trabalhar na Siemens em Portugal. Temos inclusivamente um programa de referências em curso, através do qual os nossos colaboradores podem ganhar prémios monetários atractivos sempre que referenciarem alguém para trabalhar na Siemens e preencher uma das vagas que temos abertas».

No futuro, Hugo Modesto acredita que a comunicação interna irá continuar a promover «iniciativas que juntam as pessoas, como workshops ou outros eventos, seja presencialmente ou no mundo virtual, com o objectivo de criar novas experiências, onde se destaque a autenticidade, promova o reconhecimento, a inclusão e alimente a criatividade e o espírito de equipa. Isto é algo que temos feito, com cada vez maior frequência, e com óptimos resultados».

 

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Comunicação Interna” publicado na edição de Março (n.º 159) da Human Resources.

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