Siemens abre as portas a futuros engenheiros
A Siemens recebe até 12 de Abril mais de 20 alunos do Instituto Superior Técnico, no âmbito da iniciativa “Braço Direito – Um dia no teu futuro”.
Estes alunos oriundos de áreas de engenharia tão diversas como a Ambiental, a Biomédica, a Electrónica, a Electrotécnica de Computadores, a Distributed Computing, a Gestão Industrial, a Informática e a Mecânica serão acolhidos por 17 profissionais voluntários da Siemens Portugal
Enquadrada no programa “Engenharia made in Portugal”, e com o objectivo de dar a conhecer a futuros engenheiros o que de melhor se faz na empresa, esta acção pretende reforçar o compromisso e o empenho da Siemens Portugal no reforço das competências técnicas dos futuros engenheiros portugueses, ajudando a prepará-los para os seus futuros desafios profissionais.
O programa “Engenharia made in Portugal”, recentemente assinado entre o Ministério da Educação e Ciência, Ministério da Economia e do Emprego, a Siemens Portugal, a Cadflow e a Siemens Industry Software Limited (PLM), é um protocolo de entendimento que tem como objectivo aumentar a qualidade e o desenvolvimento da engenharia nacional, formando engenheiros portugueses para o mundo.
Nos últimos anos verificou-se uma redução dos alunos que optaram por prosseguir as vertentes científicas e tecnológicas no ensino secundário. Esta realidade traduz-se numa acentuada falta de profissionais qualificados nestas áreas, sendo a engenharia uma das áreas mais afectadas com repercussões nas empresas e na economia do Norte da Europa. Por este motivo, é fundamental reunir esforços no senti-do de captar mais alunos para este campo de formação.
O projecto “Engenharia made in Portugal” pretende promover o estudo da engenharia em Portugal incentivando os alunos do ensino básico e secundário a prosseguirem a sua formação académica nesta área e a dotar aqueles que já estudam engenharia de uma formação prática que lhes permita ter uma melhor integração no mercado profissional.