Sogrape oferece 25 mil litros de álcool gel e apoia programas solidários

Para dar resposta às dificuldades criadas pela COVID-19, a Sogrape desenvolveu um conjunto de iniciativas de apoio directo à comunidade, desde a produção de 25 mil litros de álcool gel  para oferta aos profissionais de saúde, a programas solidários.

 

Luís Sottomayor, enólogo responsável pelos vinhos do Douro na Sogrape, lidera a equipa que nos últimos dias trocou as garrafas de vinho, rótulos e rolhas para se dedicar à produção de uma solução desinfectante de base alcoólica a 70%.

Elaborada a partir de aguardente vínica, a Sogrape doou cerca de 25 mil litros desta solução para apoiar os profissionais de saúde que estão na linha da frente no combate à COVID-19.

Este donativo foi entregue a várias instituições e unidades hospitalares, nomeadamente, Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho, Bombeiros Voluntários de Avintes, Hospital de Campanha do Porto – Pavilhão Rosa Mota, Hospital São João, Hospital Santo António, Hospital de Aveiro, Cruz Vermelha Portuguesa, lar Dona Antónia Adelaide Ferreira, na Régua, IPO Lisboa, entre outros.

Além desta iniciativa, a Sogrape e outros produtores do sector mobilizaram-se, através da Associação das Empresas de Vinho do Porto, para produzir 55 mil litros desta mesma solução antisséptica de base alcoólica. Neste âmbito, a solução preparada pela Sogrape destina-se ao IPO Porto e ao Hospital de Braga.

A Sogrape respondeu ainda ao apelo da Centromarca (Associação Portuguesa de Empresas de Produtos de Marca) para efectuar um donativo com vista a equipar três hospitais (Santo António no Porto, Hospital Universitário de Coimbra e Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Norte, que integra os Hospitais de Santa Maria e Hospital Pulido Valente) com salas de pressão negativa, fundamentais no tratamento dos doentes infectados com o novo COVID-19.

Além disso algumas marcas da empresa como Mateus Rosé, Gazela, Porto Ferreira, Sandeman, Casa Ferreirinha, Trinca Bolotas e Quinta dos Carvalhais juntaram-se à plataforma vinhoemcasa.com para promover o live show solidário “Só, mas bem acompanhado”, que decorreu no Instagram e que teve como principal objectivo a angariação de fundos para a Cruz Vermelha Portuguesa.

O valor angariado pela iniciativa vai permitir à Cruz Vermelha Portuguesa adquirir e doar a hospitais e técnicos de saúde equipamentos de protecção individual, como máscaras, fatos protectores e gel desinfectante, material médico como testes à COVID-19 e medicação, e ainda dar resposta a diversas necessidades logísticas, como transporte de doentes, manutenção das Unidades de Campanha Hospitalares, entre outras necessidades.

Ler Mais